Adeus a Júpiter Maçã

Músico começou carreira no TNT, seguia carreira solo desde 1999 e morreu na segunda-feira, aos 47 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Morreu nesta segunda-feira, 21, em Porto Alegre, aos 47 anos, o músico Flávio Basso, o Júpiter Maçã, ex-integrante das bandas TNT e Cascavelletes. Segundo o Departamento Médico Legal (DML) a morte foi causada por falência múltipla dos órgãos. O corpo está sendo velado desde as 8h30 desta terça-feira, 22, no Teatro Renascença, na capital.  Durante o velório, estão sendo tocadas músicas que marcaram a sua carreira.

Cantor, compositor, músico e cineasta, Jupiter começou a carreira com o TNT, uma das bandas fundadoras do chamado rock gaúcho, e, mais tarde, passou para os Cascavelettes. Em 1996, o cantor iniciou a carreira solo. No mesmo ano, trocou seu nome para Jupiter Maçã e lançou o disco de estreia "A Sétima Efervescência". Algum tempo depois, o álbum foi eleito pela revista Rolling Stone como um dos 100 discos brasileiros mais importantes da história. Mudando o nome novamente para Jupiter Apple, em 1999, ele lançou o delicado "Plastic Soda", que foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Os álbuns seguintes foram "Hisscivilization" (2002) e o bluesy/folky "Bitter" (2007).

Em 2008, Jupiter lançou "Uma Tarde na Fruteira", no qual estão os hits "A Marchinha Psicótica de Dr. Soup" e "Beatle George". O single de 2009 "Modern Kid" foi eleito pela revista Rolling Stone como uma das melhores canções do ano. Em 2010, foi a vez de um novo single: "Calling All Bands", um hino à cultura das bandas pop.

Gostou? Compartilhe