CDL não será parceira do carnaval

Polêmica sobre a possibilidade de cancelamento mobilizou a cidade no final de semana. No Brasil, diversos municípios já cancelaram a festa popular

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Faltando pouco mais de um mês para o Carnaval, a possibilidade de cancelamento da festa popular causou polêmica durante o final de semana no município. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) adiantou que não será parceria da realização do desfile, como aconteceu nos últimos dois anos. Com dificuldades para captar recursos devido à crise do país o medo é de que a festa popular seja cancelada. Se adotada, a medida não será exclusividade de Passo Fundo. Diversos municípios já anunciaram o cancelamento do Carnaval como medida de economia. Nesta segunda-feira (11), a Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo e a Prefeitura se reuniram para discutir o destino da manifestação cultural. O resultado dessa reunião, porém, só será divulgado na quarta-feira (13), em coletiva à imprensa.
O recém empossado presidente da CDL, Adriano Sonda, explica que a decisão de não participação da entidade na organização do Carnaval deste ano foi tomada conjuntamente entre a diretoria e associados, tendo em vista o cenário desfavorável que se apresenta neste momento no país. Após ser procurada pela Prefeitura para a renovação da parceria, a CDL decidiu que neste ano não seria possível mantê-la. “Esse momento fez com que o empresariado se retraísse e não dispusesse das verbas”, justifica. A entidade, no entanto, se mantém disposta a colaborar na realização do evento em anos posteriores com novas parcerias.

 

Papel da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Prefeitura, ficava responsável pela captação dos recursos juntamente com as empresas patrocinadoras. Também era responsável por repassar os valores às partes após as comprovações necessárias. Os valores repassados, portanto, não pertenciam à entidade, ela apenas gerenciava o montante de patrocínios. “A CDL considera que o Carnaval nesse modelo apresentado pelo prefeito Luciano foi bem sucedido e tivemos os melhores carnavais da história de Passo Fundo, muito bem gerenciados e promovidos”, avalia sobre os dois anos de parceria.


No Brasil
Diversos municípios brasileiros já anunciaram o cancelamento do Carnaval como medida para economizar recursos frente à crise. Entre as cidades que cancelaram o Carnaval está Campinas, SP, além de mais de 20 municípios mineiros que cancelaram ou reduziram a estrutura para a festa.

 

Nota da prefeitura de Passo Fundo

Tendo em vista notícias veiculadas a respeito do possível cancelamento do desfile de rua 2016, a Prefeitura de Passo Fundo informa:

1- Nos dois últimos anos, o Carnaval de rua de Passo Fundo foi realizado em conjunto pela Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura. Qualquer decisão sobre o evento passa pelas três entidades.
2- Não há decisão oficial da Prefeitura a respeito.
3- Na sexta-feira (08), a Secretaria de Cultura informou a Liga das Escolas de Samba, sobre possível dificuldade a ser encontrada na captação de recursos para patrocínio do evento, em razão da crise financeira vivida pelo Brasil, que afeta diretamente o setor privado.
4- A Prefeitura de Passo Fundo informa que a questão segue em análise.

Gostou? Compartilhe