O tradicional desfile de Carnaval de Passo Fundo não será realizado neste ano. O anúncio foi feito oficialmente, na manhã desta quarta-feira (13), pela Prefeitura de Passo Fundo e Liga das Escolas de Samba durante uma coletiva de imprensa, no gabinete do prefeito.
O prefeito Luciano Azevedo informou que não haverá o desfile devido a não realização de convênio com a CDL, que era responsável pela captação dos recursos juntamente com as empresas patrocinadoras, pela impossibilidade de realização do desfile na Avenida Sete de Setembro, em virtude das obras do Parque da Gare, e, consequentemente, pela falta de recursos da iniciativa privada, devido a crise econômica do país.
A programação deste ano consistirá em dois eventos. Um deles será o baile para escolha da corte do Carnaval no dia 30 de janeiro e o outro será em fevereiro, sem data definida ainda, com a finalidade de mostrar os sambas-enredos das escolas. O lucro destes eventos e a captação de recursos privados serão utilizados para custear o prejuízo das escolas de samba, que já haviam investido nos preparativos para o desfile.