Faixa de Graça

Espetáculo ?EURoeFaixa de Graça?EUR? será apresentado na Praça Santa Terezinha neste domingo, às 16h

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Canela e Eustáquio, dois palhaços, decidem buscar uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar a decisão é, agora, fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção do novo território que passam a chamar de lar. A busca de dois palhaços por uma nova morada é o enredo do espetáculo do grupo passo-fundense Ritornelo de Teatro, “Faixa de Graça”, que será apresentado, neste domingo, 21, na PRaça Santa Terezinha, às 16h.

O espetáculo, feito para ser apresentado na rua, é resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Sina de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas características e a peça aborda, através da linguagem do palhaço brasileiro, questões de cidadania e brasilidade. “A escolha pelos palhaços surgiu do desejo do Grupo Ritornelo: É um desejo que temos há muito tempo - não só a coisa do palhaço em si, do tipo de comicidade, pois já trabalhamos a linguagem em alguma medida em outros espetáculos - mas em especial esta forma do palhaço brasileiro, dele na rua, numa relação próxima as pessoas, de chão mesmo”, comenta Guto Pasini, responsável pela interpretação de um dos palhaços em cena.


A peça toda é resultado de um processo de criação de um novo território de conteúdos: seja por conectar um texto a lógica do palhaço brasileiro, seja por fazer o Grupo Ritornelo de Teatro voltar às ruas. Guto e Miraldi Junior, que dá vida a outro palhaço em cena, trabalham juntos há mais de dez anos e, em Faixa de Graça, parece que o desejo dos dois tomou o mesmo caminho. O resultado de mudanças, adaptações e de uma volta para a rua, pode parecer um espetáculo infantil, mas é, na realidade, voltado para adultos e com o objetivo único de se aproximar de uma comunidade que escolhe a praça como ponto de encontro.

Gostou? Compartilhe