Professora municipal assume presidência da Academia Passo-Fundense de Letras

O ato acontecerá neste quinta-feira (17), às 19h30min, na sede da APL.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No 78º ano de atividades e na 34ª posse de presidente e da diretoria 2016-2017, a Academia Passo-Fundense de Letras soma mais um momento histórico a sua linha do tempo: a posse da primeira  professora da rede municipal de ensino, a acadêmica Dilse Piccin Corteze. O ato acontecerá neste quinta-feira (17), às 19h30min, na sede da APL.

Embora a entidade, símbolo cultural e intelectual da cidade, tenha memórias infindáveis, sempre há mais uma primeira vez, sentimento que também é parte de Dilse. ?É emocionante! Uma repercussão de tudo, a coroação profissional de um caminho que sempre foi voltado ao ensino e ao estudo, à educação e às letras,?, destacou ela. Em sala de aula há 41 anos, Dilse também ressalta a responsabilidade em dar continuidade aos vários projetos da APL, além de todos deveres de presidente.

No município, a acadêmica ingressou através de concurso público na rede, sendo nomeada em 2013, quando iniciou os trabalhos na escola CAIC Cohab, com a disciplina de História para os 7º e 9º anos. Desde o início de 2016, suas atividades concentram-se na própria Academia, com o projeto Identificando Talentos, que tem a proposta de mediar a convivência entre os alunos das escolas municipais e os escritores que compõem a APL, no incentivo da leitura e da escrita. ?É o que eu gosto e me dediquei a vida toda. Uma colaboração para a cultura e a educação de Passo Fundo?, disse.

No mundo das letras
Dilse nasceu em Palmeira das Missões, em 28 de outubro de 1954, e mudou-se para Passo Fundo em 1991. Ao final da década de 70, ingressou na Universidade de Passo Fundo (UPF), onde foram realizados seus cursos universitários. O primeiro deles foi em Estudos Sociais, anos depois, em 1981, foi a vez do Curso de História e da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino. Em 1998, a Pós-Graduação em Metodologia da Pesquisa e História logo foi seguida do Mestrado em História Regional.

Foi professora nas redes estadual, particular e municipal, também atuando no Ensino Superior, em diversas instituições na cidade e região. Em seu currículo, Dilse também publicou livros voltados à área de História. Na APL, ingressou em 2006, onde foi idealizadora do Projeto de Literatura da APL, junto com o acadêmico Alberto Rebonato.

Gostou? Compartilhe