Um planeta distante, um ser fora do comum com superpoderes e capaz de salvar o mundo de todo e qualquer mal. No mesmo caminho, ou talvez um pouco mais rápido, The Flash usa da super-velocidade para desafiar as leis da física e encontrar na sua personalidade questionadora uma motivação para defender a cidade. Ao lado deles – ou nem tanto assim – Batman, o super-herói sem poderes, usa da força e da inteligência para estar a frente dos vilões. Tais enredos que, hoje, parece comum faze parte do imaginário de crianças e adultos há mais de 70 anos. Mais que histórias em quadrinhos, Superman, Flash e Batman se tornaram filme, série, videogame, produto para consumo e inspiração. A história se perpetuou através das gerações e, ainda, instiga. Instiga e pula do gibi para o palco do teatro: A Vida Sexual dos Super-heróis, da Cia Tratral Metamorphosys, será apresentado neste domingo no Teatro Múcio de Castro e desafia, ainda, à uma atitude de solidariedade. O espetáculo, que acontece dentro das comemorações dos 15 anos da Cia, terá ingresso mais barato para quem doar um quilo ou mais de ração para cães ou gatos. O que for arrecadado será direcionado para o CAPA.
Super-heróis no divã
Quando se fala em super-heróis, o que poucas pessoas sabem é que além de um super-poder, capas e habilidades que vão além da capacidade humana, esse heróis carregam consigo inquietudes. Ao que parece, aquilo que rola entre quatro paredes pode assustar mais que os vilões. Eles são super-heróis, mas não podem ser super em tudo e para sempre. Engana-se quem acha que os super-heróis nunca enfrentaram problemas sexuais. Pelo contrário: eles tem super-problemas-sexuais decorrentes de uma vida erótica não satisfatória. E é esse cenário que será apresentado em cena: Flash, Superman e Batman são acompanhados de Robin, Coringa, Dra. Carla Fróid, Mulher Maravilha e Mulher Gato; todos contam histórias do cotidiano e da rotina de herói/vilão.
O diferencial da peça, que estrou há quase três anos, é que o grupo conseguiu falar de um tema que não é novo de uma forma envolvente e criativa sem tentar copiar alguma história, mas na busca por uma nova face de cada herói que é apresentada em três esquetes: Lua de Mel em Kripton, A vida é um Flash e, Dinâmica Dupla. Apesar de já ter sido apresentada, há, sempre, algo de novo para mostrar. “Todo espetáculo traz algo novo, alguma mudança ou adaptação, uma vez que a peça tem quase três anos em cartaz. O teatro é uma arte viva e assim deve ser mantida em cima do palco”, comenta o grupo.
Quando a solidariedade entra em cena
Com citações escondidas de gibis, piadas de cotidiano e, ainda, uma espécie de psicanálise ao abordar os relacionamentos, você ri do herói, ri da sua situação e ri de si mesmo. E, ainda, ajuda cães e gatos que estão no CAPA. A ideia surgiu da afeição do próprio grupo pelos animais. “Como ser um Super-Heróis se você não ajudar de fato alguém? Teatro é uma forma de expressar ideias . Consideramos ser esse o nosso papel, não somente como fomentadores culturais, mas também como autores de um processo social, de conscientização e solidariedade com as causas humanas e animais”, explicam.
A vida Sexual dos Super-Heróis
20 de março, 20h30
Teatro Municipal Múcio de Castro
Ingressos: R$ 10,00 - Doando um 1kg ou mais de ração para cão ou gato ou R$ 20,00 ingresso normal