Prato cheio

VI Mostra Sesc de Teatro acontece de 1ª a 10 de abril e vai movimentar diferentes lugares da cidade com espetáculos de projeção estadual e nacional

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Consolidada como uma das iniciativas mais relevantes para a cultura da cidade, a Mostra Sesc de Teatro conquistou seu espaço, comprovou seu poder de transformação e, ao chegar na sua 6ª edição, sabe bem a que veio: o objetivo não é, apenas, proporcionar momentos de diversão perto do palco; é, na realidade, proporcionar a quem sai de sua casa e escolhe o teatro como destino uma espécie de viagem para dentro da própria mente em busca de uma inquietação. Sim, inquietação. A VI Mostra Sesc de Teatro, que acontece de 1º a 10 de abril, tem um perfil definido, objetivo traçado e espera, agora, aqueles dispostos a deixar-se inquietar. Para isso, tem uma programação de dez dias de intensidade: entre as praças e os dois teatros da cidade - Sesc e Múcio de Castro -, a Mostra vai do espetáculo de palhaçaria ao drama num piscar de olhos.

A cada ano, a Mostra se transforma. O que não muda é o desejo de estar perto do público: são intervenções culturais, cortejos, teatro de rua, oficina, painel teatral e espetáculos que celebram a diversidade e o encontro.  A proposta é que antes do dia 1º, o público já tenha a possibilidade de se aproximar da Mostra: nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, o comércio e as escolas estaduais e particulares vão receber, através do Grupo Timbre de Galo, um pedacinho do que o evento proporcionará. Depois disso, é oficial: todos os espetáculos apresentados - exceto “Mira, extraordinárias diferenças, sutis Igualdades”, que fez parte da Mostra em 2012 - estão, pela primeira vez, na programação e buscam abranger todos os públicos - das crianças aos adultos; de quem prefere a comédia ou o musical, gênero que é novidade nas seis edições. “Todos os espetáculos têm uma pesquisa e têm, também, uma sutileza na sua apresentação. É possível notar a beleza e a delicadeza em cada obra”, comenta Andressa Pagnussat, agente de cultura da unidade do Sesc que acrescenta, ainda, que a Mostra, como um todo, é uma construção coletiva que surge de sugestões, pesquisa e experiências da equipe que trabalha diretamente com a cultura.

Todo o trabalho busca apenas um resultado: que o público se aproxime da arte. E, se depender da programação, vai dar certo: se, em 2011, na primeira edição do evento, cerca de 1500 pessoas estiveram presentes, em 2015 foram 10 mil pessoas. A expectativa, para 2016, é que 12 mil pessoas participem das atividades. “A Mostra, com a formação que ela tem, já é do município. Ela busca celebrar a arte e está consolidada, porque as pessoas que gostam de teatro aguardam o início da Mostra. Conseguimos aglutinar as ações que fazemos durante o ano e ficamos muito felizes em poder proporcionar isso. Nós que organizamos, mas é algo que pertence à cidade.”, complementa Alcídio Schroeder Filho, agente de cultura.

As apresentações em locais públicos têm entrada franca. Já as atrações que ocorrerão no Teatro do Sesc têm ingressos com valores entre R$ 10 e R$ 25. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30), telefone (54) 3311-9973.

Confira a programação!
 

 
Abertura da VI Mostra de Teatro
1º de abril, sexta-feira - 20h
Teatro do Sesc

 
“A descoberta das Américas”, de Júlio Adrião (RJ)
1º de abril, sexta-feira – 20h30
Teatro do Sesc
Classificação etária: 14 anos
 
Cortejo Aventuras, do Grupo Ueba Produtos Notáveis (RS)
2 de abril, sábado – 10h e 16h
Rua Morom
Classificação etária: Livre
 
“As aventuras do Fusca e a Vela”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis (RS)
3 de abril, domingo – 16h
Praça Tamandaré

Oficina “Jogos Teatrais para não atores”, com Luan Henrique Fogolari
4 de abril, segunda-feira – 14h
Teatro Municipal Múcio de Castro
Classificação etária: 12 a 17 anos
 
Painel teatral “As narrativas e os poemas no palco: algumas questões sobre as adaptações literárias para o teatro”, com Me. Fabiano Tadeu Grazioli
4 de abril, segunda-feira – 19h
Teatro Municipal Múcio de Castro
Inscrições: gratuitas, no Sesc Passo Fundo
Classificação etária: Livre
 
“La Perseguida”, do Teatro VagaMundo (RS)
5 de abril, terça-feira – 20h
Teatro Municipal Múcio de Castro
Ingressos: gratuitos, podem ser retirados no Sesc Passo Fundo
Classificação etária: Livre
 
“É proibido miar”, da MA Companhia Teatro, Dança e Assemelhados (RS)
5 de abril, terça-feira – 16h
Teatro do Sesc
Classificação etária: 3 a 11 anos
 
Espetáculo “La Scarpetta”, do Lume Teatro (SP)
7 de abril, quinta-feira – 20h
Teatro do Sesc
Classificação etária: Livre
 
Espetáculo “O Banho”, da Cia do Abração (SP)
8 de abril, sexta-feira – 20h
Teatro do Sesc
Classificação etária: 16 anos
 
Cortejo de Bonecos, do Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (RS)
9 de abril, sábado – 10h e 16h
 Rua Morom
Classificação etária: Livre
 
“Aldeotas”, da Micuim Produções (SP)
9 de abril, sábado – 20h
Teatro do Sesc
Classificação etária: 14 anos
 
“Mira, Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”, do Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (RS)
10 de abril, domingo – 16h
Praça Capitão Jovino/ Santa Terezinha

Classificação etária:
 Livre

“Lupi, o musical – Uma vida em estado de paixão” (RS)
10 de abril, domingo – 20h
Teatro do Sesc
Classificação etária: Livre

                       

Gostou? Compartilhe