Em abril, o Teatro do Sesc Passo Fundo se volta para o ensino, discussão e análise do cenário do audiovisual: na agenda, a entidade recebe, na próxima semana, a Oficina de Interpretação Audiovisual e, no final do mês, uma edição especial do Bate-papo Teatral. Ambas as atividades são promovidas pela Dia Indústria da Arte, escola de atores fundada em 2011 por egressos da única turma do curso superior em Produção Cênica da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc e apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões RS (SATED-RS). As inscrições para a oficina já estão encerradas e o Bate-Papo Teatral é aberto ao público.
Oficina
Nos dias 19 e 20, das 18h às 22h, acontece a Oficina de Interpretação Audiovisual, que volta sua atenção para cinema, TV e vídeo. Ministrada pelos diretores da Dia, Iussen Seelig e Felipe Lemos, a oficina busca trabalhar com os alunos de teatro as diferenças entre a atuação para o palco do teatro e a atuação para TV, cinema e vídeo. “Serão trabalhadas as nuances de atuação, conflitos psicológicos e como o trabalho físico é importante, também, para o vídeo. E, ainda, como é a questão tecnológica e principalmente qual a função do ator nessa indústria cinematográfica”, explica Iussen que acrescenta, ainda, que os alunos que vão participar da oficina têm entre 7 e 13 anos, têm experiência em teatro e a oficina será o primeiro contato com o vídeo.
Para ele, a proposta é despertar na criança o gosto pela atuação, nas suas mais diferentes áreas. “A ideia é despertar ainda mais o gosto da criança pelo cinema, pelo querer atuar. E o objetivo é que desde pequena, essa criança possa encarar esse trabalho com dedicação e como ferramenta de transformação”, complementa. Na oficina, as crianças serão dividias em duplas e, juntas, gravarão cenas que serão exibidas durante a 10ª edição do Bate-Papo Teatral, no dia 26, às 20h.
Bate-Papo especial
Na oportunidade, além do Bate-Papo, a proposta é exibir o material final da oficina de interpretação para cinema para que diretores de vídeo, agentes e produtores falem sobre os testes, dêem suas dicas e, ainda, explorem o cenário do mercado do cinema, TV e vídeo brasileiros. “Podemos dizer que o fechamento da oficina será durante o Bate-Papo. Vai ser um evento aberto a comunidade no Teatro do SESC, onde esses profissionais renomados na região irão ajudar esses atores mirins a atingir seus objetivos e desejos no mundo da arte”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Passo Fundo pelo telefone (54) 3313-4318.