Quando a lona se instala no Parque da Gare, a população já sabe. É hora de encontrar culturas e identidades diferentes daquelas que vemos pelas ruas da cidade. Ali, encrustada na terra, a lona viaja pelo mundo e busca, em cada parte do mundo, um pouco de música, cultura e diversidade. Buscando o multicolorido das Américas, a tradição da Europa, a inquietude do Oriente e o aconchego de quem é do lar, o XIII Festival Internacional de Folclore acontece de 12 a 20 de agosto, numa promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e AOFFERS, com o selo de reconhecimento do CIOFF Mundial e realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e já tem mais de dez países confirmados no palco. Em meio aos preparativos para a edição, que iniciaram ainda em 2015, o Presidente do CIOFF Mundial, o francês Philippe Beaussant, que esteve na cidade em 2014, falou, ao site do evento, sobre as impressões, desejos e importância do Festival.
Festival: Nos sentimos muito felizes e honrados em receber sua visita em nosso festival em 2014. Gostaríamos de saber quais suas impressões sobre nosso Festival?
Philippe: Foi uma grande experiência estar presente no Festival de Passo Fundo! Muitas pessoas tinham me falado muito do evento e queria ter participado há mais tempo. É realmente um grande Festival CIOFF. Posso dizer que é um dos melhores em nível mundial.
Festival: Na sua opinião, o nosso Festival está dentro dos padrões de um festival CIOFF?
Philippe: Claro que sim. É um dos festivais mais fortes que o CIOFF tem em sua rede de 350 festivais em todo o mundo!
Festival: Nossa comunidade está preparada para receber os grupos que vêm a Passo Fundo participar do Festival?
Philippe: Sim. Claro que sim. E com todos os voluntários que participam do Festival, é dado outro aspecto muito importante.
Festival: Qual é a sua avaliação geral do nosso festival?
Philippe: Como eu disse antes, para mim é um Festival muito bem organizado que respeita os grupos e o público. Além disso, conta com muito boas condições de alojamentos, alimentação e muito boa estrutura técnica para shows.
Festival: O que impressionou ou do que você gostou em nosso festival?
Philippe: Nota-se o bom espírito e uma vontade incrível que todos os voluntários demonstraram, através da atmosfera de alegria e paz entre os povos. É o espírito CIOFF. Bravo!
Festival: Como é a vida do presidente mundial da CIOFF com muitos compromissos e agenda lotada em vários países do mundo?
Philippe: Algo intenso! Viajo bastante para ver muitos festivais e pessoas, tentando melhorar a nossa estrutura em vários países, para que cada seção nacional seja representativa, aberta e democrática, como também forte e comunicativa. A relação com a UNESCO é ainda mais forte, e o CIOFF agora tem o mais alto nível no âmbito da UNESCO, como ONG colaboradora oficial da UNESCO. É uma prova do trabalho que estamos fazendo em prol do patrimônio cultural imaterial em nível mundial.
Festival: Deixe uma mensagem final aos voluntários, grupos e público que vai estar no XIII Festival.
Philippe: Felicidades a todos os organizadores e grupos que irão participar no XIII Festival de Passo Fundo. Muito sucesso e incentivo para todos. Com toda a minha amizade, um abraço a todos e espero vê-lo muito em breve.