A vez da Letônia

XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo: pela primeira vez, a cidade recebe um grupo da Letônia e apresenta, aqui, sua cultura e tradição

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Localizada no leste da Europa, a Letônia faz fronteira com a Estônia, Rússia, Bielorússia e Lituânia, é uma das Repúblicas Bálticas, localidades que pertenceram a União Soviética, e conquistou sua independência em agosto de 1991 e, desde 2004, faz parte da União Europeia. Metade de seu território é coberto por florestas que se mesclam com um litoral pantanoso, dunas de areia, além de cavernas e bosques, por isso, a cultura letã é muito marcada pela relação com a natureza – seja pelas festas celebradas, pela vida que seu povo leva, fortemente motivada pelo respeito com o meio ambiente, ou, ainda, pela principal atividade econômica do país, a agricultura. O país estará, pela primeira vez, representado no XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontece em agosto, através do Grupo de Danças Mārupieši, responsável por viajar e popularizar a cultura da Letônia por todo o mundo.

Tradição
Desde a sua fundação, em 1989, o Grupo Mārupieši já participou de diferentes manifestações folclóricas e shows em diferentes partes do território da Letônia. Também, através de suas apresentações, popularizou a tradição, a cultura e a dança popular do país. O grupo, formado por homens e mulheres de 16 a 50 anos, é marcado por danças que encantam pelo ritmo e pela habilidade com que são desempenhadas, priorizando coreografias carregadas de artifícios que, no tradicional concurso de danças Kauss Salaspils, foram premiadas por nove vezes. Além de bailarinos, o grupo é formado por amigos que veem na dança um objetivo e ideal em comum. Hoje, o grupo é composto especialmente por dançarinos de meia-idade que buscam representar o grupo através do slogan “Através da dança é que vivemos”.

O Festival está chegando
Quando a lona se instala no Parque da Gare, a população já sabe. É hora de encontrar culturas e identidades diferentes daquelas que vemos pelas ruas da cidade. Ali, encrustada na terra, a lona viaja pelo mundo e busca, em cada parte do mundo, um pouco de música, cultura e diversidade. E, neste ano, falta pouco para que cada parte do mundo se encontre em um mesmo lugar. O Festival de Passo Fundo tem o selo de reconhecimento do CIOFF Mundial e tem o apoio, também, da FEBRARP, que dá suporte às visitas ao país de companhias artísticas internacionais.

Gostou? Compartilhe