A estrutura para a 13ª edição do Festival Internacional de Folclore começou a ser montada ontem à tarde no Parque da Gare, por uma empresa de Ijuí. O evento acontece de 12 a 22 de agosto e vai reunir 15 grupos de outros estados e países, e mais 47 do Rio Grande do Sul. Para receber artistas e público a estrutura terá algumas mudanças em relação à edição anterior. Presidente do Festival, Paulo Dutra explica que na lona principal estarão os 12 estandes para exposição de artesanatos de grupos que participam do evento, e outros seis para os patrocinadores másteres, além de bilheteria, secretaria e praça de alimentação. A capacidade será de cinco mil lugares.
O espaço dos camarins, num total de 18, será montado em forma de pirâmides, separado da lona principal. “Fizemos esta alteração para evitar problemas com o som” afirma. A mesma área vai comportar salas de script, de imprensa e de primeiros socorros. A montagem deve ser concluída até o dia 7 de agosto. “Já no dia 8 iniciamos a montagem do som, luz, e os ensaios” diz Dutra.
Grupos de outros países e estados confirmados
Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile/Ilha de Páscoa, Colômbia, Estados Unidos,Guam, Letônia, Goiás, México, Peru, Senegal, Uruguai, Goiás, Mato Grosso do Sul,