Diversidade peruana

XIII Festival Internacional de Folclore: Peru confirma presença e traz o Grupo Pasos Lejanos a Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Parece um tanto clichê falar em diversidade quando se fala de Festival de Folclore, mas não há melhor palavra para definir um país cuja cultura é tão variada, abrangente e cheia de possibilidades: país surpreendente em diferentes aspetos, desde a comida às cores do artesanato, o Peru, que confirmou presença no palco do Festival Internacional de Folclore, tem seu território dividido em costa, serra e selva e, por isso, é capaz de oferecer uma variedade cultural que torna o país cheio de matizes e de encantos capazes de apaixonar: na costa, marineras e tonderos; na serra, huaynos e mulizas; na selva, música e dança que imita a natureza. Soma-se a isso, ainda, o caráter místico-religioso de cada festa do país e, por fim, a capacidade de cada gesto interagir com a própria história dos peruanos.

Essência inca
Originalmente parte do Império Inca, o Peru cresceu e se desenvolveu sob forte influência dos espanhóis e ameríndios. Sua cultura, fortemente presente na América Latina, é abraçada pelo povo que cultua seu passado e, através das cores e do característico artesanato, é capaz de apresentar um pouco de si para o mundo: enraizada principalmente nas tradições indígenas e espanholas, o Peru foi, também, influenciado por diversos grupos étnicos africanos, asiáticos e europeus. O resultado? Um palco colorido, com ritmo contagiante, danças acaloradas e uma plateia que parece mergulhar na história.

Pasos Lejanos
Representando a diversidade peruana no palco, o Grupo de Danzas Pasos Lejanos, parte da Universidade César Vallejo, de Trujillo, já possui 22 anos de experiência. Dirigido por Stany Ayala Rivera, bailarino com 37 ano de experiência, o grupo se dedica a divulgação do folclore peruano pelo mundo e já se apresentou no Canadá, Itália, Colômbia e Costa Rica. A proposta é apresentar, através da arte, um pouco daquilo que o país carrega em seu passado e, especialmente, em suas tradições - presentes até hoje no imaginário popular. O resultado do trabalho é um grupo que valoriza e divulga o folclore e, ao mesmo tempo, abraça o país e sua cultura.

 

Gostou? Compartilhe