MAVRS apresenta exposição "A obra de Roseli Doleski Pretto"

Por
· 1 min de leitura
Exposição terá mais de quarenta obrasExposição terá mais de quarenta obras
Exposição terá mais de quarenta obras
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desenhos, pinturas e gravuras que contam histórias de anos dedicados à arte fazem parte da nova exposição do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF): “A obra de Roseli Doleski Pretto”. A mostra, a ser aberta ao público no dia 2 de agosto, às 19h30min, comemora os 20 anos do Museu e é composta por mais de quarenta obras com diferentes técnicas que envolvem desde os primórdios da produção pictórica da artista até as suas últimas gravuras.

Professora e idealizadora do MAVRS, Roseli não mediu esforços para realizar seu sonho de criar um museu de artes em Passo Fundo. Completando duas décadas de história, o espaço é fruto do trabalho da dedicação da artista, que participou de mostras na Polônia, no Uruguai, no Marrocos e em Israel. Em sua trajetória, ela recebeu premiações a nível nacional e internacional e suas obras integram acervos de vários museus.

A exposição poderá ser prestigiada até 18 de setembro. O MAVRS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min, na Avenida Brasil Oeste, 758.

A artista

Roseli Doleski Pretto nasceu em Uruguaiana no ano de 1945. Cursou Belas Artes na UPF, onde também trabalhou como docente de Desenho nos cursos de licenciatura e bacharelado da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC).  Foi também educadora do Centro de Desenvolvimento da Expressão Carlos Barone. Especializou-se em Arte Teoria e Métodos pela UPF, coordenou por oito anos o Departamento de Artes Plásticas e trabalhou no setor de criação do Laboratório de Publicidade da FAC. Fez parte da comissão organizadora das Jornadas de Literatura de Passo Fundo desde a sua primeira edição, atuando na organização da área de Artes Visuais. Coordenou o Mavrs e o Museu Histórico Regional de Passo Fundo (MHR) de 1996 a 2002, ano de seu falecimento. Em 2003, foi homenageada com a criação do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.

Gostou? Compartilhe