Essência argentina

XIII Festival Internacional de Folclore: Associação Folclórica Estampas Norteñas volta a Passo Fundo pela terceira vez

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

R itmo, intensidade e força: no mesmo compasso das botas, que dão passos firmes no palco, a Argentina impõe sua cultura através da música e da dança. Não há como negar: o folclore argentino enche os olhos, a mente e o coração. A paixão que emana dos bailarinos – que entre um tango e outro se entregam à arte – parece chegar ao público. No Festival, a rivalidade fica de lado e é unanimidade: o país é dono dos aplausos mais calorosos, das reações mais efusivas e de um público a cada edição mais apaixonado.

Oferecendo uma grande variedade de atividades culturais que se refletem em diferentes expressões artísticas, a Argentina mantém a tradição do país nas danças e músicas e apresenta parte da história do país em cada gesto. Reconhecida em todo o mundo pelo tango, a Argentina apresenta outras danças com a mesma intensidade: a chacarera, folclore vivo, é parte da cultura popular; o chamamé, dança típica do norte do país, é uma dança valseada inspirada na tradição espanhola ou, ainda, a zamba, onde o lenço é indumentária principal.

Estampas Norteñas
Depois de apresentar a tradição argentina no palco do Festival de Folclore de Passo Fundo em 2002 e 2008, a Associação Folclórica Estampas Norteñas, de Formosa, retorna, nesta edição, para apresentar a cultura do norte do país. Grupo que existe desde 1988, Estampas Norteñas surgiu a partir da inspiração de bailarinos que decidiram se unir para resgatar, promover e projetar a verdadeira cultura tradicional do país, especialmente a nortenha. Dirigido pelo professor Rúben Luciano Vergara, o grupo se dedica, especialmente, ao chamamé, dança que também está presente na cultura gaúcha e paraguaia e que é considerada uma união entre a cultura guarani e europeia.

Até então, a experiência tem sido valiosa e, efetiva. A proposta inicial se concretiza a cada nova ação e o trabalho desenvolvido pelo grupo, que se dedica, também, a divulgar a cultura argentina através de estudos e pesquisa, vem sendo divulgado por todo o país recebendo, inclusive, destaque entre as companhias de dança e apoio para atividades e projetos inéditos na província. Ainda, o grupo foi incorporado à Seção Nacional do CIOFF Argentina, compartilhando não só ideal, mas trabalhando ativamente para cumprir os múltiplos objetivos da entidade.

Gostou? Compartilhe