Diversidade étnica

XIII Festival Internacional de Folclore: Grupo que representa os Estados Unidos traz o tradicional sapateado da dança country e apresenta, ainda, parte da cultura polonesa

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

M ulticultural, Estados Unidos é o lar de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores que permeiam sua cultura. O país talvez seja o território que abrigue, hoje, maior diversidade cultural: de sua geografia à composição demográfica, é impossível definir uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural. Em grande parte, a tradições são derivadas dos imigrantes europeus, mas recebem influências de todo o mundo. Cada canto dos Estados Unidos é único, e isto se reflete nos costumes de seus habitantes.

Um passo na Polônia
Representando o país no Festival de Folclore, o grupo WICI Song & Dance Theatre, criado ainda em 1972 em Chicago, pretende ser um pedaço da Polônia em meio ao solo americano. Seu objetivo é exatamente este: promover a cultura polonesa, tanto na comunidade americana, quanto na polonesa, através de canções, música e interpretação. No palco, a origem de um país cuja origem está nos primeiros eslavos, poderá ser encontrada. Ainda, a influência do mundo germânico, latino e bizantino. Reconhecido pela sua acolhida, o povo polaco está fortemente ligado à cultura. À primeira vista, pode parecer controverso. Na realidade, não é. A missão do grupo é uma só: enriquecer a cultura americana com a diversidade étnica.

Dança, música e teatro
Membro do grupo de representantes da Aliança Nacional Polonesa, a maior organização fraternal Polonesa dos Estados Unidos, o WICI já se apresentou, desde o seu nascimento, em todo o país e em grande parte da Europa. Além de ser um grupo bastante premiado é, também, uma companhia que prioriza o envolvimento de jovens na arte: a estimativa é que desde o início do seu trabalho, cerca de 8 mil pessoas tenham passado pelo grupo, aprendido técnicas, reproduzido espetáculos e, principalmente, aprendido a valorizar a história e a tradição.
Hoje, o WICI se divide em dois grupos - infantil e adulto - que, juntos, somam 300 bailarinos. A proposta é de que as crianças - são cerca de 200, entre 3 e 14 anos - sejam preparadas e envolvidas no trabalho do grupo principal - com cerca de 70 pessoas. Além dos bailarinos, o grupo é acompanhado por uma banda de folk. Ou seja: todos os aspectos da arte e cultura são trabalhados desde muito cedo e podem ser vistas nas mais de 60 apresentações anuais realizadas pelo WICI.

Apreço pelo country
Tendo em vista a necessidade de apresentar, também, a cultura americana, o grupo incluiu, em seu repertório, o folclore e a música típica americana, incluindo música country e sapateado. A última coreografia montada recebeu o nome “Cold Mountain” - Montanha Fria - e é um espetáculo cheio de emoção musical, saltos, pulos e, claro, trajes típicos que representam a história e a tradição.

Gostou? Compartilhe