O Sesc de Passo Fundo recebe neste domingo (14/08), o espetáculo “Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente. O evento faz parte da 19ª edição do projeto Sonora Brasil. Uma iniciativa que reúne cantigas populares e a produção de artesanato. A apresentação acontece às 20horas. A entrada é franca, mediante retirada de senhas. O repertório das cantadeiras, entoado em grupo durante a produção do artesanato, na cidade de Valente, nordeste da Bahia, é formado por cantigas conhecidas por elas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. As cantadeiras do sisal são mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra, desde o plantio até a fabricação dos produtos derivados, e que hoje são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos desenvolvidos na região. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.
Aboio
Na região também se concentram fazendas dedicadas à agropecuária bovina e caprina, o que justifica a presença de aboiadores. Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho, reconhecidos na região. O pai trabalhou por muitos anos na lida com o gado, transportando boiadas pelos campos do semiárido baiano. O aboio “pé duro” foi sua ferramenta de trabalho e as toadas foram sua companhia das horas de descanso no campo. O filho, desde criança acompanhava seu pai na lida com o gado e já na adolescência formava dupla cantando aboios e toadas.
Sonora Brasil
Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e em 2015 promoveu 430 concertos em mais de 120 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.
Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o País, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.
Sisal
O estado da Bahia representa mais de 95% da produção da fibra nacional. O cultivo do sisal envolve aproximadamente 75 municípios. A produção está presente em propriedades de pequeno porte, menores que 15 hectares, onde predomina a mão-de-obra familiar. O sisal é a principal fonte de extração de fibras duras vegetais do mundo. A fibra do sisal beneficiada ou industrializada rende cerca de 80 milhões de dólares em divisas para o Brasil, além de gerar, mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos por meio de sua cadeia produtiva, sendo o seu cultivo um dos principais agentes de fixação do homem à região semi-árida nordestina.
Serviço
19º Sonora Brasil Sesc – Passo Fundo
Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente
Data:14/08
Horário:20h
Local:no Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Entrada gratuita, mediante retirada de senhas