Ainda fora de rota será lançado amanhã

Por
· 1 min de leitura
Palácio do Dalai Lama em Lhasa, capital do Tibete, um dos locais visitados por Paulo Pires Crédito: Palácio do Dalai Lama em Lhasa, capital do Tibete, um dos locais visitados por Paulo Pires Crédito:
Palácio do Dalai Lama em Lhasa, capital do Tibete, um dos locais visitados por Paulo Pires Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Passo-fundense Paulo Pires, lança nesta quinta-feira, 15, o livro Ainda fora de rota. Será entre 18h e 21h no Prix Hotel . “Ainda fora de rota” supera o gênero narrativa de viagens para ser um livro provocador de questionamentos sobre os momentos sócio políticos vividos por países e cidades visitadas. Ainda que contemple dicas turísticas , ocupa-se mais em abordar aspectos da realidade local como a opressão chinesa sobre o budismo tibetano. No caso, não esquece de mencionar a maravilha da engenharia que viabilizou o Trem das Alturas que atravessa o Planalto Tibetano para levar milhares de chineses para Lhasa, a capital, para que ali implantem um sistema de vida capaz de fragilizar a tradição budista. Por outro lado, quando trata da Antártida não deixa de realçar as surpreendentes paisagens daquele continente branco, mas alerta para o que possa acontecer em 2048 quando o Tratado da Antártida levantar a proibição de exploração econômica pelos países já ocupantes de espaços que presentemente se destinam exclusivamente às investigações científicas. Além de descrever a beleza dos fiordes da Noruega, por exemplo, discute os conflitos decorrentes da chegada de exilados que desejam desfrutar dos avanços sociais e econômicos do país que ocupa a condição de líder no ranking de melhor índice de desenvolvimento humano.
Todos os demais destinos contemplados pelo livro como Irlanda, Croácia e Bósnia, Dresden, Costa Amalfitana e Mongólia também são tratados neste estilo de questionamentos e análises críticas. O livro se destaca, também, por um qualificado caderno de fotos coloridas que ilustram cada lugar percorrido e revelam paisagens e situações surpreendentes.

Gostou? Compartilhe