No próximo domingo (12), a residência de número 82 na Rua Tiradentes, no Centro de Passo Fundo, abre as portas para receber artistas autorais da cidade, em um evento com propósito beneficente. Apelidada de Toca do Ratão, a sala da casa do músico Leonardo Barbosa Sacramento serve como ponto de encontro para compartilhar novos sons, que não chegaram às paradas musicais – ainda.
O evento denominado Ensaio Aberto na Toca do Ratão é, em sua essência, uma grande confraternização musical. Um espaço aberto para amigos, conhecidos e qualquer pessoa que tiver interesse em apreciar boa música sem pagar nada por isso. Mais ainda, é a concessão de um espaço para artistas que surgiram em Passo Fundo e encontram dificuldades em inserir seu som autoral em bares e pubs. Em um encontro descontraído e descompromissado, o público que aprecia música autoral é convidado a curtir e, consequentemente, valorizar a cena independente. Uma maneira de fomentar e mostrar aos interessados por música que não é preciso procurar muito longe para encontrar bons sons. De acordo com Leonardo, todas as bandas participantes são autorais, caso contrário não podem participar do Ensaio, justamente para dar o devido valor às composições próprias.
“A ideia veio do nada. A Toca é minha casa, onde moro e faço ensaios com minhas bandas e projetos. Uma vez foi mencionado de fazer essa junção de músicos, porque mesmo nesses ensaios restritos sempre tinha uma amigo ou outro, então falou-se de deixar a porta aberta pra que entrasse quem quisesse”, explica. A iniciativa intimista de abrir o espaço à comunidade foi tão bem recebida que o Ensaio Aberto está em sua 7ª edição e já serviu de lar passageiro para mais de 20 bandas autorais passo-fundenses. Com o crescimento gradativo de pessoas que apareciam na Toca e ajudavam a moldar os ensaios, surgiu outra ideia: aproveitar o ambiente solidário para abrigar a campanha “Um olhar para o Théo”, organizada por um amigo e também músico, André Zitto. A campanha visa arrecadar recursos para o tratamento do filho de Zitto, Theodoro, diagnosticado com uma distrofia retiniana. A doença não tem cura, mas há um tratamento experimental, nos Estados Unidos. Os custos são expressivos e a família conta com as doações para realizar a viagem e arcar com os custos dos exames e do tratamento.
Para isso, desde o 4º Ensaio Aberto algumas parcerias foram firmadas. Além de uma caixinha para doação voluntária de qualquer valor, participam do evento empresas locais – que seguem a ideia da valorização do produto produzido na própria cidade – e doam todo o lucro recebido durante o Ensaio para ajudar na campanha, ficando apenas com uma quantia que cubra os custos dos produtos. Leonardo salienta que a iniciativa é totalmente cultural e beneficente e tudo que é arrecadado pela Toca por meio de parcerias reverte-se na doação ao Théo. “As bandas que lá tocam não ganham cachê, penso eu que esse show grátis é a contribuição da banda para a campanha”. Nesta edição, as empresas parceiras são: Cerveja Cervage e Fortbier, que estarão no local vendendo copos de cervejas artesanais; Hambúrguer do Sucesso, que estará vendendo hambúrgueres (com opção vegetariana); Etc e Tal Bottons, que doará brindes no local; Influenza Store, que sorteará camisetas; e a Wah Wah One Take, que esteve presente em outras edições, fazendo a filmagem e coleta de áudio da apresentação das bandas para que elas tivessem um produto de qualidade com o qual divulgar seu trabalho, mas que desta vez levará uma proposta um pouco diferente: quem quiser contratar a Wah Wah para produzir o material da sua banda em outra ocasião, pode procurar o Bruno Philpssen ou o Gui Benck na Toca – eles cederão descontos para quem fechar a contratação do serviço durante o Ensaio Aberto. Haverá também cobertura fotográfica, pelo fotógrafo voluntário Gui Benck.
Dinâmica do evento
O Ensaio Aberto começa às 13h30min, do dia 12 de fevereiro, e segue até o fim da noite. Estarão presentes as bandas Reino Elétron, Lee Jhones, Império Trinca, Os Araújos e Los Cucarachos Del Blues. Além disso, o grupo independente de teatro Madame Frigidaire levará ao local a peça “Cenas Curtas”. Para quem estiver interessado em aproveitar o domingo degustando boa música e cerveja artesanal, enquanto investe seu dinheiro em uma iniciativa beneficente, Leonardo tranquiliza: não há cerimônias. Não é preciso adquirir ingressos ou pagar qualquer valor na entrada. Basta chegar e curtir.