Até o dia de 17 de fevereiro, escritores podem se inscrever na 14ª edição do Prêmio Sesc de Literatura. A iniciativa tem a finalidade de estimular a produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. O processo seletivo é realizado no site do Sesc e se divide em duas categorias: Romance e Conto.
Em 2016, a premiação recebeu pouco mais de 1.500 inscritos e os livros vencedores foram o romance “Céus e Terra”, do baiano Franklin Carvalho, e a coleção de contos “Receita Para Se Fazer Um Monstro”, do pernambucano Mário Rodrigues. Após a inscrição, um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação, que também será virtual. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site www.sesc.com.br/premiosesc.
Para participar, os candidatos devem ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Podem concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita na categoria romance e não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Além disso, os vencedores participam por um ano de programações culturais do Sesc em todo o Brasil.
Revelando novos escritores
· 1 min de leitura