Seis anos do serviço de Hemoterapia do HSVP

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, completa seis anos nesta quarta-feira, 01 de março. Para comemorar, a direção do HSVP e do serviço, juntamente com os funcionários e doadores, celebraram cantando parabéns com o Hemozito, mascote da Hemoterapia. Ainda, na oportunidade, foi lançada a campanha 2017 "Faça parte desse time! Seja Doador de Sangue", estrelada pelo jogador do Fluminense, Marquinho Mattos.

Na ocasião, o diretor financeiro do HSVP, Deonir de Marco, ressaltou a importância da Hemoterapia para os pacientes. “A cada aniversário que comemoramos temos o desafio de nos transformar e melhorar ainda mais a qualidade deste serviço, pois sabemos que este trabalho salva vidas. A equipe que atua na Hemoterapia é altamente qualificada, tornando-o um dos melhores serviços do estado. Isso tudo, graças aos doadores, que são a razão deste serviço, sem eles não poderíamos comemorar, a doação transforma vidas lá na frente”, enalteceu.

A direção do serviço também destacou e parabenizou os doadores. “A solidariedade dos doadores motiva o nosso trabalho. Os parabéns são para eles também”.

Faça parte desse time! Seja Doador de Sangue

Atitudes conscientes germinadas desde cedo possibilitam tornar as pessoas mais sensíveis frente ao sofrimento alheio. Despertar crianças, adolescentes e jovens para o significado da doação é saber que o espírito solidário crescerá com eles, em seu corações e mentes, para se expandir, se multiplicar e transformar outras ações em prol do próximo. É com este espírito que o Serviço de Hemoterapia, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do HSVP, lançaram nesta quarta-feira, 01 de março, a campanha Faça parte deste time! Seja Doador de Sangue, com a imagem do jogador profissional Marquinho, que atualmente joga no Fluminense do Rio de Janeiro.

A iniciativa, que acontece durante o ano de 2017, tem a finalidade de sensibilizar os jovens para a doação de sangue. O propósito é plantar a “semente da doação”, conquistá-los para fazerem parte do time, para minimizar o número de pessoas que sofrem pela falta de sangue. “Estatísticas apontam que o número de jovens doadores pode aumentar, uma vez que em 2016, 34% dos doadores pertenciam a faixa etária de 18 a 29 anos e 66% eram acima de 29 anos. Portanto, o índice do público jovem pode ser mais expressivo e, por isso a campanha pretende chamar jovens que tenham idade para doar e fidelizar os mesmos”, enaltece a assistente social, responsável pela captação Larissa Schons.

E como estamos falando em time, nada melhor do que convidar um jogador parceiro como o Marquinho, que nasceu no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, tem sua família residindo na cidade, para representar o Jovem Doador na campanha. “Desde 2013 realizamos a campanha Jovem Doador, que foi motivada pela visita e doação do Marquinho. Desde então, vamos até as universidades, escolas, cursos técnicos entre outros, falar sobre a doação. Por isso, Marquinho foi chamado para a campanha, para motivar e convidar os jovens à doação de sangue”, reiterou Larissa, enfatizando que além dos jovens todos os doadores são convidados a fazer parte deste time, já que, os hemocomponentes sanguíneos são usados em procedimentos de alta complexidade como cirurgias cardíacas, transplantes, politraumas graves, pacientes onco-hematológicos (tratamento contra o câncer), que precisam de sangue durante o tratamento, e salvam vidas.

Venha fazer parte deste time. Os critérios para a doação são sentir-se bem, pesar acima de 50kg e ter idade entre 18 e 69 anos. No dia da doação a recomendação é estar bem alimentado, repousar adequadamente na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. O Serviço de Hemoterapia do HSVP funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Mais informações pelo fone 3316-4087.

Gostou? Compartilhe