Numa cerimônia que contou com a presença do governador José Ivo Sartori, foi lançada na noite desta terça-feira, no galpão crioulo do Palácio Piratini, a 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. A movimentação cultural que acontece durante todo o ano em Passo Fundo terá seu ponto alto de 2 a 6 de outubro deste ano. O destaque da cerimônia foi para o novo formato da Jornada que pretende ‘jornalizar a cidade’. O professor Miguel Rettenmaier, um dos coordenadores ao lado da professora Fabiane Verardi Burlamaque, disse que mesmo remodelada, a Jornada mantém o objetivo primordial de atingir o maior número de leitores. “No momento de restrição material queremos ser abrangentes nas nossas ações”, reforçou.
O Reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza destacou que as inúmeras ações pontuais realizadas no decorrer do ano sustentam o grande evento que vem completamente reformulado para este ano. Ele agradeceu a parceria da prefeitura e dos patrocinadores que viabilizam a realização da Jornada.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, também destacou a parceria, dizendo que a Jornada tem papel fundamental na construção da imagem que a cidade tem hoje no aspecto cultura e de incentivo à leitura. “Estamos juntos para celebrar e coloca de pé um evento que quase foi fulminando pela crise, mas se reinventa, redefinindo estratégias e buscando novos caminhos”,
Quando
A Jornada acontecerá de 2 a 6 de outubro de 2017. As Jornadas Literárias caracterizam-se como uma das maiores movimentações literárias da América Latina e, neste ano, quando completam 36 anos de existência, passam por uma importante remodelação. As atividades, além de serem realizadas na UPF, serão estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando na “jornalização” da cidade, com ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”.
Além de “jornalizar” a cidade, as Jornadas Literárias investem em uma nova iniciativa, agora no Complexo do Portal das Linguagens: espaços batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados.