Depois de um fim de semana repleto de espetáculos, nesta segunda-feira as atividades da sétima Mostra Sesc de Teatro são dedicadas a discutir a cena teatral e abordar a prática, por meio de duas atividades gratuitas.
Durante a manhã e a tarde, escolas de Passo Fundo, previamente inscritas, receberão atores dos grupos de teatro Timbre de Galo, Ritornelo e Ágora Produções Culturais. No bate-papo “Discutindo a cena: o teatro de Passo Fundo”, atores locais abordarão a evolução do teatro na cidade e o processo de investigação e pesquisa teatral dos espetáculos em repertório. A classificação etária é de 14 anos.
Durante a tarde, das 14h às 17h, é a vez do Teatro Municipal Múcio de Castro sediar a Oficina Teatral, que tem como ministrante uma das diretoras do grupo Oigalê, Vera Parenza. A oficina é uma mostra da experiência do grupo em teatro de rua. Na ocasião, serão abordadas as noções de espaço, movimento e ritmo, por meio do despertar do corpo. Segundo Parenza, no vocabulário teatral, a primeira palavra é o corpo humano, principal fonte de som e movimento. Por isso, para que seja possível aprender a dominar os meios de produção teatral, é necessário conhecer o próprio corpo, para depois torná-lo mais expressivo. Só assim o “espectador” estará habilitado a praticar formas teatrais que, por etapas, ajudem-no a libertar-se de sua condição de “espectador” e assumir a de “ator”. A classificação é de 15 anos.
Programe-se!
Discutindo a cena: o teatro de Passo Fundo – bate-papo com o Grupo Timbre de Galo, o Grupo Ritornelo e o Ágora Produções Culturais
Data: 03/04
Local: Escolas de Passo Fundo
Horário: Turnos manhã e tarde
Oficina Teatral – Ministrante: Vera Parenza do Oigalê (RS)
Data: 03/04
Local: Teatro Municipal Múcio de Castro (Av. Brasil, 792)
Horário: Das 14h às 17h
Inscrições gratuitas no Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)
Debatendo a linguagem teatral
· 1 min de leitura