Letra & Música com Kleiton & Kledir: uma bela composição

Projeto foi realizado em Passo Fundo e envolveu a criação de uma canção coletiva durante oficina e show com a dupla

Por
· 2 min de leitura
Projeto Letra & Música culminou com o show de Kleiton & Kledir e a apresentação da canção criada coletivamenteProjeto Letra & Música culminou com o show de Kleiton & Kledir e a apresentação da canção criada coletivamente
Projeto Letra & Música culminou com o show de Kleiton & Kledir e a apresentação da canção criada coletivamente
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto Letra & Música, com Kleiton & Kledir em Passo Fundo, resultou na criação coletiva de uma canção popular denominada “Tic Tac”. A canção foi criada durante a oficina realizada na segunda-feira, 24 de abril, na Universidade de Passo Fundo (UPF), instituição que recebeu o projeto nessa cidade. O Letra & Música culminou com um show da dupla, na noite de terça-feira, 25 de abril, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, ocasião em que a canção foi apresentada ao público. As atividades também integram as ações da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo.

O show na noite de terça-feira iniciou com a música “Canção da Meia Noite”, que, segundo Kleiton, é uma das obras mais emblemáticas da carreira da dupla, tendo sido o primeiro sucesso nacional, ainda no grupo Almôndegas. “Escolhemos essa música para abrir o show porque as pessoas gostam de cantar junto. É uma música forte”, comentou Kleiton.

A última música da noite anunciada pela dupla foi “Deu Pra Ti...Baixo astral...Vou pra Porto Alegre...Tchau...”. “É uma canção de exílio. Estávamos morando no Rio de Janeiro há algum tempo e estávamos com muita saudade aqui do Sul. O Kleiton apareceu com essa melodia e eu ‘tava’ num momento que sentia falta daqui e comecei a relembrar as coisas. E essa foi a inspiração para a letra”, revelou Kledir.

Entre uma música e outra de Kleiton & Kledir, as pessoas que participaram da oficina no dia anterior - estudantes, professores, músicos, escritores e público em geral - foram convidadas para subir ao palco e apresentar a canção criada coletivamente, denominada “Tic Tac”.  “Tempo, tempo, tempo sem fim... A canção é o tempo em mim”, diz um trecho da letra da canção, que foi aplaudida em pé pelo público e apresentada duas vezes no palco. “Já fizemos oficinas há alguns anos e achei impressionante o resultado da letra dessa música. Foi uma das melhores que surgiram até hoje. O grupo está de parabéns. É uma letra de altíssimo nível”, avaliou Kleiton.

O músico Kledir também comentou a qualidade do trabalho realizado em Passo Fundo. “O trabalho foi extraordinário e pra gente é sempre um aprendizado. As pessoas elogiam esse nosso desprendimento de trazer esse conhecimento, mas pra gente também é um grande barato. É uma troca de informação, a gente se diverte e aprende muito”, destacou o músico.
O Coro da UPF, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, também realizou uma participação especial durante o show.

Letra & Música
O projeto engloba oficinas de criação de música popular e shows com a dupla. A oficina envolve a criação coletiva de uma canção, sob a orientação de Kleiton & Kledir, e os inscritos ainda vivem a experiência de participar da gravação da música, em um estúdio móvel montado para esse fim. Ao final, cada participante leva para casa um CD com a música gravada e, em participação especial no show de Kleiton & Kledir, apresentam a canção que fizeram.

Confira a letra da composição coletiva “Tic Tac”

Acomodei meu ouvido em teu peito
Que alegria
Trilha sonora do tempo sem fim
Na melodia / na melodia
Um tic tac, engrenagem sutil
Minha razão por um fio

Do lado esquerdo do peito
A sinfonia
Entre segredos, artérias e veias
Pura magia/ pura magia
Um tic tac, engrenagem sutil
Minha razão por um fio

Tempo, tempo, tempo sem fim
A canção é o tempo em mim

Gostou? Compartilhe