Relação entre espaço físico e história

Galeria Estação da Arte, localizada na antiga estação férrea de Passo Fundo, recebe a exposição Ferrovia a partir deste sábado

Por
· 1 min de leitura
Exposição reúne pinturas, som e esculturasExposição reúne pinturas, som e esculturas
Exposição reúne pinturas, som e esculturas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem passar pela antiga estação férrea da cidade, no Largo da Gare, pode conferir a nova exposição da Galeria Estação da Arte: Ferrovia. Promovida pela Confraria das Artes, a abertura acontece neste sábado (6), às 17h30min. A ideia é tratar o tema de forma que a arte possa conversar com o espaço físico e sua história, já que a exposição dialoga com o próprio espaço.  A exposição Ferrovia acontece no mesmo período do Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos, que será promovido pelo Instituto Histórico de Passo Fundo, entre 18 e 20 de maio, com o tema Ferrovias: território, sociedade e memória.

Pinturas, som e esculturas vão apresentar de forma criativa o local, com um olhar de sensibilidade de artistas integrantes da Confraria das Artes de Passo Fundo, além de artistas convidados. Ainda, estarão expostas quatro obras do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). A exposição seguirá até o dia 05 de junho.

A exposição

A estrada de ferro de Passo Fundo foi inaugurada em 1898, dando um novo impulso à região norte do Rio Grande do Sul. Entre os objetivos de sua construção destacam-se a integração do sul com o centro do país e a promoção da colonização da região sul. Muitos fatos marcaram a história da ferrovia, como greves dos operários, altos preços das tarifas e falta de trens. Com o declínio das ferrovias, a estação deixou de transportar passageiros no início dos anos 80.

Gostou? Compartilhe