Canalhas são os sentimentos da forma sincera e cruel das confissões. Canalhas são os atoresJandir Ferrari, Maycon Marcondes, Márcio Meneghell, Robson Prestes e PiétersonDuderstadt que, de peito aberto, relatam experiências de vida de personagens que, por vezes, confundem-se com a realidade nossa de cada dia. Canalhas são as histórias de vida inconfessáveis, na criação despudorada do escritor Nelson Rodrigues que fez personagens que se desnudam diante da plateia.
É neste clima que a Cia da Cidade, de Passo Fundo, entra em cena com o espetáculo Canalhas. E são nestes personagens retirados de crônicas, opiniões e entendimentos das obras de Nelson Rodrigues – e sua visão da alma humana – que o texto da peça inspira-se. A adaptação do texto e direção do espetáculo é do não menos canalha Edson Bueno, que fez uma leitura escancarada dos cornos, prostitutas, traídos e traidores, machos trágicos e bichas do ícone deste ícone da dramaturgia.
A novidade desta temporada é a participação do ator Jandir Ferrari, em substituição ao ator e músico Pedro Almeida, hoje secretário de Cultura de Passo Fundo. Jandir Ferrari nasceu no interior de São Paulo, começou a trabalhar em teatro no ano de 1983 com a peça “O guarani” de José de Alencar. Seu mais recente trabalho em teatro foi a peça “Cássia Eller – o musical” com direção de João Fonseca. Na televisão, Ferrari ingressou no ano de 1987, na novela “Mandala”. Entre seus outros sucessos estão a “Rainha da Sucata” e “Deus nos Acuda”, como Gino filho da dona Armênia.
A peça acontece neste sábado (13), às 19h30min e às 21h na Galeria Estação da Arte. No domingo (14), é a vez do Teatro Municipal Múcio de Castro recebê-los, às 20h. A realização do espetáculo é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Os ingressos são vendidos a preços populares: R$20. Estudantes e idosos pagam metade do valor mediante apresentação do documento. A peça não é recomendada para menores de 18 anos.
Agenda Canalhas:
13/05: Passo Fundo, na Galeria Estação da Arte (Gare), às 19h30min e 21h
14/05: Passo Fundo, no Teatro Municipal Múcio de Castro, às 20h30.
15/05: Sananduva, na Casa de Cultura, às 19h30 fechado para escola e 21h aberto ao público.
16/05: Marau, na Casa de Cultura, às 20h30.
17/05: Soledade, no Centro Cultural, às 10h da manhã, fechado para escola.
18/05: Carazinho, no Teatro do SESC, às 20h.