Arte e cultura na agenda do Sesc

Programação no mês de maio oferece diversas opções gratuitas e para todas as faixas etárias

Por
· 2 min de leitura
Espetáculo ?EURoeLedores no Breu?EUR? faz parte da programação do Circuito Nacional Palco GiratórioEspetáculo ?EURoeLedores no Breu?EUR? faz parte da programação do Circuito Nacional Palco Giratório
Espetáculo ?EURoeLedores no Breu?EUR? faz parte da programação do Circuito Nacional Palco Giratório
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ainda comprometido em fomentar a produção artística regional e nacional, o “Arte Sesc – Cultura por toda parte” preparou mais uma agenda cultural recheada. As atividades se distribuem até o fim deste mês, ofertando à comunidade a oportunidade de conferir espetáculos de teatro, música, dança e atividades lúdicas.

Entre os destaques na programação está a apresentação “Ledores do Breu”, da Cia Tijolo (SP); a oficina de Street Dance; o projeto CineSesc com diversas sessões gratuitas de cinema; o projeto Sesc Mais Leitura, debatendo a obra “A descoberta do mundo”, de Clarice Lispector; a Mostra Didática sobre Millôr Fernandes; a exposição de artes visuais da artista Iara Boff; além de contação de histórias na Biblioteca do Sesc Passo Fundo.

Agenda

Na próxima terça-feira (23), às 19h, o Teatro do Sesc oferece a oficina de dança Street Dance, do Clube da Dança PF. Os ministrantes, Marlon Mello e Rafael Brand, irão transmitir aos participantes o conhecimento dos principais estilos do Breaking, Locking e Popping através de passos e coreografias. Pessoas de qualquer faixa etária podem participar, realizando inscrição gratuita pelo telefone (54) 3313-4318.

Na quinta-feira (25), às 14h, também no Teatro do Sesc, acontece a exibição do filme “Filé de Borboleta e Outros Causos”. O longa-metragem é baseado em textos de Luiz Coronel e conta a história de um conquistador, conhecido das altas rodas da sociedade até o baixo meretrício. Venâncio Gutierrez, vulgo Filé de Borboleta, convive numa pequena cidade do Rio Grande do Sul com os personagens do universo interiorano e do imaginário dos gaúchos: o padre, a beata, o cabo, o coronel, os espertos, as esposas fiéis (e infiéis). A entrada é franca.

Na noite do dia 30, às 20h, é a vez do Teatro do Sesc ceder lugar à Cia do Tijolo, de São Paulo, que traz a Passo Fundo o espetáculo “Ledores no Breu”, através do Circuito Nacional Palco Giratório. A peça, inspirada no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, tem ingressos à venda custando entre R$ 12 e R$ 32. Ledores no Breu trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do mundo ao seu redor e traz histórias que acompanham leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto a partir das letras que formam um nome. Personagens que a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas.

Nos dias 30 e 31, durante a manhã, haverá contação de histórias para o público infantil. A autora Laura Bergallo leva ao Teatro do Sesc o seu livro “Alice no Espelho”. A entrada é gratuita. Ainda na programação de contação de histórias, entre maio e junho, escolas podem agendar as atividades gratuitamente para alunos do 3ª ano do Ensino Médio. As duas obras disponíveis para contação são “Contos de Adivinhação”, de Ricardo Azevedo, e “O menino detrás das nuvens”, de Carlos Augusto Nazareth.

Até o dia 31, no Espaço Expositivo do Sesc Passo Fundo, o público pode conferir gratuitamente a exposição de Iara Boff. A visitação é aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h. Outra mostra, esta disponível até o dia 30 na Biblioteca Sesc, é a de Millôr Fernandes.  Também com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h. A mostra reúne hai-kais e desenhos do jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes, que produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira.

Gostou? Compartilhe