Ainda comprometido em fomentar a produção artística regional e nacional, o “Arte Sesc – Cultura por toda parte” preparou mais uma agenda cultural recheada. As atividades se distribuem até o fim deste mês, ofertando à comunidade a oportunidade de conferir espetáculos de teatro, música, dança e atividades lúdicas.
Entre os destaques na programação está a apresentação “Ledores do Breu”, da Cia Tijolo (SP); a oficina de Street Dance; o projeto CineSesc com diversas sessões gratuitas de cinema; o projeto Sesc Mais Leitura, debatendo a obra “A descoberta do mundo”, de Clarice Lispector; a Mostra Didática sobre Millôr Fernandes; a exposição de artes visuais da artista Iara Boff; além de contação de histórias na Biblioteca do Sesc Passo Fundo.
Agenda
Na próxima terça-feira (23), às 19h, o Teatro do Sesc oferece a oficina de dança Street Dance, do Clube da Dança PF. Os ministrantes, Marlon Mello e Rafael Brand, irão transmitir aos participantes o conhecimento dos principais estilos do Breaking, Locking e Popping através de passos e coreografias. Pessoas de qualquer faixa etária podem participar, realizando inscrição gratuita pelo telefone (54) 3313-4318.
Na quinta-feira (25), às 14h, também no Teatro do Sesc, acontece a exibição do filme “Filé de Borboleta e Outros Causos”. O longa-metragem é baseado em textos de Luiz Coronel e conta a história de um conquistador, conhecido das altas rodas da sociedade até o baixo meretrício. Venâncio Gutierrez, vulgo Filé de Borboleta, convive numa pequena cidade do Rio Grande do Sul com os personagens do universo interiorano e do imaginário dos gaúchos: o padre, a beata, o cabo, o coronel, os espertos, as esposas fiéis (e infiéis). A entrada é franca.
Na noite do dia 30, às 20h, é a vez do Teatro do Sesc ceder lugar à Cia do Tijolo, de São Paulo, que traz a Passo Fundo o espetáculo “Ledores no Breu”, através do Circuito Nacional Palco Giratório. A peça, inspirada no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, tem ingressos à venda custando entre R$ 12 e R$ 32. Ledores no Breu trata das relações entre o homem da leitura, das letras e do mundo ao seu redor e traz histórias que acompanham leitores na escuridão e analfabetos em pleno século XXI, seres que percorrem distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que por não poder ler as letras comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra ou alguém que reinventa o afeto a partir das letras que formam um nome. Personagens que a partir de suas relações com as letras e as palavras têm suas vidas profundamente transformadas.
Nos dias 30 e 31, durante a manhã, haverá contação de histórias para o público infantil. A autora Laura Bergallo leva ao Teatro do Sesc o seu livro “Alice no Espelho”. A entrada é gratuita. Ainda na programação de contação de histórias, entre maio e junho, escolas podem agendar as atividades gratuitamente para alunos do 3ª ano do Ensino Médio. As duas obras disponíveis para contação são “Contos de Adivinhação”, de Ricardo Azevedo, e “O menino detrás das nuvens”, de Carlos Augusto Nazareth.
Até o dia 31, no Espaço Expositivo do Sesc Passo Fundo, o público pode conferir gratuitamente a exposição de Iara Boff. A visitação é aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h. Outra mostra, esta disponível até o dia 30 na Biblioteca Sesc, é a de Millôr Fernandes. Também com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h. A mostra reúne hai-kais e desenhos do jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes, que produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira.