Atrações culturais da semana

A agenda cultural dos próximos dias conta com roda de poesia, exibição de filmes, exposições artísticas e debate com escritores

Por
· 2 min de leitura
Em mais um encontro quinzenal na Casa de Cultura Vaca Profana, a Poética ?EUR" Quarta da Afetividade acontece nesta quarta-feiraEm mais um encontro quinzenal na Casa de Cultura Vaca Profana, a Poética ?EUR" Quarta da Afetividade acontece nesta quarta-feira
Em mais um encontro quinzenal na Casa de Cultura Vaca Profana, a Poética ?EUR" Quarta da Afetividade acontece nesta quarta-feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Música, literatura, cinema, artes visuais... Estas são algumas das formas de manifestação artística presentes nas atrações que recheiam a agenda cultural passo-fundense desta semana. E o melhor: são todas gratuitas ou com contribuição espontânea. Confere aí:

 

Poética – Quarta da Afetividade
Pela primeira vez no endereço novo da Casa de Cultura Vaca Profana (Rua Paissandú, 180), a Poética desta quarta-feira tem como tema “Poesia Dedicada – Para se dar e receber”. É justamente este o nexo da Poética: dar e receber poesia; fazer ou expressar através do poeta preferido. Assim, introjeta os sentimentos dos versos nas relações humanas, nas bandeiras para criticar e fazer o mundo. Nesta edição da Poética, o público pode levar para a roda os poemas que convivem com sua própria intimidade e que gostaria de ofertar e receber. Além disso, o encontro conta com participação musical de Giancarlo Rotta de Camargo. A contribuição para entrada é espontânea.

Filme “A Casa Grande”
Na terça-feira, às 20h, o Teatro do Sesc exibe o filme “A Casa Grande”. A obra conta a história de Sônia e Hugo, que são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade. A atividade é gratuita, através de agendamento das escolas com o Sesc pelo telefone (54) 3313-4318.

Filme “Uma Viagem Extraordinária”
Na quarta-feira, é a vez do filme “Uma Viagem Extraordinária” ser exibido no Teatro do Sesc, às 14h. A atividade é gratuita, mediante agendamento das escolas pelo telefone (54) 3313-4318. A narrativa do filme gira em torno de um personagem de doze anos de idade, T.S. Spivet, um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

Circuito de Autores

Nesta quinta-feira, o Teatro do Sesc promove um circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias. O debate acontece com os escritores Marcos Peres, do Paraná, e Sidney Rocha, do Pernambuco. A mediadora do encontro é Ivânia Campgotto Aquino. O evento acontece em dois horários, às 14h e às 19h30min. A atividade é gratuita, através de agendamento das escolas com o Sesc pelo telefone (54) 3313-4318.

Olhares que transformam
Histórias de vida. Foram elas que motivaram o fotógrafo André François ao longo de sua vida. Durante 30 anos, André viajou por todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul, e teve a chance de conhecer mães batalhadoras, comunidades indígenas que valorizam sua cultura, jovens obstinados, famílias unidas em momentos de dificuldade e muitos outros casos inspiradores. A partir dessa história, o fotógrafo faz uma reflexão da humanidade que existe em cada um. A seleção de fotos mostra um pouco do que André conheceu rodando o país.  A exposição fica aberta na Galeria Estação da Arte até o dia 30 de junho.

Ilustradores Franceses
Integrando o acervo do Projeto Jornadas em Ação da Universidade de Passo Fundo (UPF), a segunda exposição fez parte da programação da 13ª Jornada Nacional de Literatura como projeto oficial das comemorações do ano da França no Brasil. A diversidade de linguagens, estilos e traços dos ilustradores franceses já encantou muitos dos participantes. Um momento de relembrar e de preparação para a 16ª edição da Jornada que acontece neste ano. A curadoria é da artística plástica Mariane Loch Sbeghen.  A exposição permanece na Galeria Estação da Arte até o dia 30 de junho.

Gostou? Compartilhe