Um café regado à poesia

Em formato especial, os projetos ?EURoeCafé com Caio?EUR? e ?EURoeO Homem que Acreditava?EUR? serão apresentados na casa de Marcio Meneghell

Por
· 1 min de leitura
Meneghell abre as portas a própria casa nos dias 28, 29 e 30 julho, a partir das 19hMeneghell abre as portas a própria casa nos dias 28, 29 e 30 julho, a partir das 19h
Meneghell abre as portas a própria casa nos dias 28, 29 e 30 julho, a partir das 19h
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando se fala em escritores brasileiros, alguns nomes moram na ponta da língua, especialmente o nome daqueles que têm fragmentos de suas obras espalhados pela internet e rabiscados nas contracapas de cadernos. É por meio das palavras que deixou para trás que Caio Fernando Abreu permanece vivo, mesmo depois de mais de vinte anos desde a sua morte.

Considerado um dos principais representantes de sua geração, Caio sempre foi homem de coragem. Assumiu-se homossexual em plena ditadura militar e foi perseguido justamente por opor-se ao regime. Em suas obras, nunca teve medo de ser pessoal. Falava de medo, de sexo, da angustiante solidão e da morte. E, mesmo depois de tanto tempo, a sinceridade depositada em cada linha escrita parece dar ares de atualidade às obras. É por isso que o escritor ainda é considerado o favorito de muita gente, principalmente dos jovens, que enxergam nele a tradução deste mundo contemporâneo fragmentado e ainda pouco compreendido.

Talvez isso tudo explique porque “Café com Caio” e “O Homem que Acreditava” sejam dois dos projetos de maior sucesso do Núcleo Rindo à Toa em Passo Fundo – ambos são escritos a partir das obras de Caio Fernando Abreu. Neles, o ator Marcio Meneghell, sob direção de Edson Bueno, conversa ao pé do ouvido com o expectador, quase que em tom de confissão. “O Homem que Acreditava” é um espetáculo cheio de humanidade, sobre encontros e desencontros, amores e desamores, perdas e ganhos, misturando a realidade de Caio à ficção.

E, para levar o tom intimista a outro nível, os dois projetos retornam ao município nesta semana em um novo formato: na casa do próprio autor. Meneghell abre as portas do lar em três noites: 28, 29 e 30 julho, a partir das 19h. O encontro se divide em duas etapas: a do Café, onde em um clima descontraído o público poderá aproveitar boa música ao vivo, acompanhada de poesia e, claro, de café; e a da apresentação da peça, que antecede um debate entre o ator e os espectadores. Segundo Meneghell, o espetáculo foi incialmente concebido para palcos tradicionais, mas ao longo do tempo ele percebeu a necessidade de se aproximar mais da plateia. “A peça nos leva a muitas viagens interiores. Por isso decidi fazer o projeto na sala da minha casa. Assim, reduz o número de pessoas a um encontro mais intimista e extremamente íntimo, pois revelarei muitos segredos do coração”.

Ingressos e local

Os ingressos antecipados custam R$25 e podem ser adquiridos na Academia Simbiose e pelo site appticket.com.br. Também é possível reservar as entradas pelo telefone (54) 99932-1735. Na entrada, os ingressos custarão R$50. A casa do ator fica na Avenida Brasil, 606, próximo ao Colégio Bom Conselho.

Gostou? Compartilhe