Quando se traça a mesma rota muitas vezes, quando se senta no mesmo ônibus diariamente, quando se vive em um lugar há muito tempo, o olhar parece não mais captar os detalhes do cenário. É necessário um exercício de sensibilidade para que as cores de uma paisagem que é vista diariamente, tão gravadas na mente, voltem a ser percebidas com a mesma vibração. E é esta a proposta da exposição “Olá, Cidade!”, da fotógrafa Fabiana Beltrami.
A montagem reúne uma seleção de 40 imagens feitas por Beltrami desde 2013, de alguns locais que foram revitalizados e outros que não existem mais; algumas delas são acompanhadas de áudio e criam, assim, a possibilidade de uma percepção audiovisual daquilo que está sendo exposto. Seja a cores ou em preto e branco, a exposição desafia o visitante a ver o movimento do cotidiano dos moradores, ou então a beleza estática de imóveis e objetos encontrados por aí, por um novo ângulo. Segundo a própria artista, o objetivo da exposição é fazer as pessoas perceberem a cidade, seus detalhes, e despertar neles a vontade de também fotografar Passo Fundo. Saudar o município que lhes acolhe, como o título da exposição já indica.
A exposição é promovida pelo Grupo da Foto e tem apoio da Confraria das Artes. O público pode conferir as obras de perto até o dia 30 de agosto, na Galeria Estação da Arte, em frente ao Parque da Gare, onde está instalada também a Confraria das Artes. O horário de visitação é das 15h30min às 18h30min, nas quartas-feiras, sábados e domingos.
Oficinas
Em apoio à exposição, o Programa de Extensão ComSaúde, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem promovido oficinas de sensibilização, com visita guiada pela professora da Faculdade de Medicina, Cristiane Barelli. A primeira aconteceu no dia 9 de agosto e contou com a participação e alunos e professores da Escola de Educação Infantil Branca de Neve, que foram estimulados a olhar a cidade de um novo jeito, por meio da fotografia e das artes. Nesta quarta-feira (16), das 14h às 17h, acontece uma nova oficina, desta vez com estudantes do curso de Medicina, que será mediada pelas professoras extensionistas Cristiane Barelli, Carla Gonçalves e Fabiana Beltrami, onde serão realizadas atividades de comunicação sensível através das imagens.