A 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, será marcada por diversas temáticas de interesse literário, cultural e social. As conferências serão realizadas, nesta edição, durante o turno da noite, no Palco de Debate denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Entre os escritores, estão o argentino Federico Andahazi, Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Débora Ferraz, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mario Corso, Mário Rodrigues, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro. São duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura.
As Jornadas Literárias reúnem leitores, escritores, artistas, pesquisadores e intelectuais com o objetivo principal de formar leitores. Nesta edição, não haverá um tema principal norteando o evento. Os Palcos de Debates receberão várias temáticas. Os novos coordenadores de debates são Alice Ruiz, Augusto Massi e Felipe Pena. “As Jornadas Literárias sempre dialogaram com contexto. Em 2017, não teremos um foco específico, mas a atualidade de várias temáticas em discussão”, revela um dos coordenadores da Jornada, Miguel Rettenmaier.
A primeira conferência do Espaço Ariano Suassuna será na noite do dia 3 de outubro, com o tema “Literatura e imagem: além dos limites do real”. No dia 4 de outubro, o público poderá conferir o debate “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. “Por elas: a arte canta a igualdade” será o tema do dia 5 de outubro. E no último dia, 6 de outubro, o debate abordará “Monstros e outros medos colecionáveis”. O encerramento contará com o Show Poesia Eletrônica, de Lirinha.
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan e da Companhia Zaffari & Bourbon, com o apoio cultural do Sesi e da BSBIOS e com a parceria cultural do Sesc. A realização é do Ministério da Cultura.
Jornadinha
A Jornadinha é voltada para os públicos infantil e juvenil do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, e de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria, além do angolano Ondjaki.
O espaço reservado às atividades da 8ª Jornadinha levará o nome de “Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector”, composto por quatro tendas com nomes alusivos às personagens de lendas brasileiras transcritas por Clarice Lispector na obra Como nasceram as estrelas (1987): Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenda Curupira. O público infantil e o juvenil também participará de atividades no Espaço Suassuna, na grande lona, que é uma homenagem a Ariano Suassuna. “Acontecerão as atividades artístico-culturais, como shows artísticos e contadores de histórias. Além disso, acontecerá o slam de ilustração, uma competição/performance entre equipes de crianças lideradas por Roger Mello, Daniel Kondo, Ivan Zigg, Jean-Claude Alphen e Mariana Massarani. A atividade é uma possibilidade de os jovens interagirem com esses grandes e premiados ilustradores, valorizando o universo simbólico da imagem”, comenta a também coordenadora da Jornada, Fabiane Verardi Burlamaque.
Inscrições
Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.