“No meio do caminho tinha uma música”. A releitura de um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade foi o tema do sarau literário dedicado e ele, um dos maiores poetas brasileiros. O Teatro Municipal Múcio de Castro ficou lotado na noite de quinta-feira (28) para receber muita poesia, dança e música.
Incentivar a leitura e democratizar os clássicos para a população, especialmente para os jovens, são alguns dos objetivos do Projeto Literatura em Diálogo, que convida a todos para ler e falar sobre literatura. A imersão na poesia, através de declamações das obras de Drummond, foi intercalada com apresentações artísticas, como conta a coordenadora do projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino: “o Literatura em Diálogo é um projeto que busca incentivar a leitura de textos literários. Nas edições recentes priorizamos o texto literário clássico, mas também é aberto ao contemporâneo. No Sarau Literário de Drummond, o diálogo da literatura foi com a dança e a música, duas artes populares”, ressalta.
Falar de Drummond também dialoga com as Jornadas Literárias, que acontecerão na próxima semana. O poeta é um dos homenageados com o Espaço Drummond, que será composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta falecido em 1987, três décadas antes do ano de edição da Jornada de 2017. A frente do complexo, com acesso aos demais ambientes, será chamada de Passo Itabira (alusão a Passo Fundo e à cidade de nascimento de Drummond).
Sobre isso, a coordenadora do projeto destaca a poesia e a postura de Drummond como escritor. “Ele produziu durante o Modernismo, mas soube revisitar as formas clássicas, em uma poética que é essencial para a crítica literária, pois significa inovação na forma e um ritmo diferenciado. Drummond lê o mundo do século XX como ninguém, ele que vivenciou um Estado Novo e a Segunda Guerra. Assim, com este projeto, buscamos aproximar escritores de renome e sua produção literária da educação básica, acadêmicos e comunidade em geral”, finaliza Ivânia.
Quem faz?
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, e pela Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. O projeto integra ainda o Programa Ensino e Inovação do IFCH/UPF. Os estudantes de diferentes cursos da universidade ligados à área, em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal, auxiliam no planejamento, organização e execução das atividades.
Literatura em Diálogo
O Literatura em Diálogo propõe dois eixos: a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura, também dando espaço ao contemporâneo, no ambiente escolar de todas as escolas de Passo Fundo – sendo voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; e a inclusão da comunidade e do público acadêmico para incentivar a leitura e a formação do leitor. O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura.
Literatura em Diálogo e uma noite para Drummond
· 2 min de leitura