A 16ª Jornada Nacional da Literatura, uma das maiores movimentações literárias da América Latina, começa nesta segunda-feira, 2 de outubro. A programação inicia pela manhã com a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, a partir das 9h. A abertura oficial da Jornada está prevista para as 19h30min. A programação da Jornadinha inicia com o Espetáculo de Abertura da Cia da Cidade, no Espaço Suassuna (lona principal). A atividade também contará com a apresentação da música Dos Moinhos à Matrix com a banda Roudini & Os Impostores e do Ninho de Mafagafos com a Cia Mafagafos contadores de histórias.
À tarde, as atividades da Jornadinha começam às 14h, no Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector (Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenda Curupira) e com a presença dos escritores Jean-Claude Alphen, Pedro Duarte, Márcia Leite, Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka, Selma Maria, Eliandro Rocha e Alexandre de Castro Gomes.
Abertura oficial
A abertura oficial da Jornada acontece no dia 2 de outubro, a partir das 19h30min, no Espaço Suassuna (grande lona). A sessão solene contará com o pronunciamento de autoridades e, em seguida, acontecerá o espetáculo de abertura com a Cia da Cidade. O espetáculo denominado “Jornada de livros e sonhos” tem o roteiro baseado nos escritores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. O espetáculo promete ser um dos mais grandiosos da história das Jornadas Literárias, com a participação de 130 artistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de 35 técnicos e um figurino com mais de 500 peças. A programação também abrange a divulgação do vencedor do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo.