A magia do cinema itinerante

Começa em Passo Fundo etapa gaúcha do projeto Cinesolar. Projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes. Oficina estimula jovens a produzirem o próprio curta-metragem

Por
· 2 min de leitura
Atividade em Passo Fundo acontece neste sábado, no Parque da GareAtividade em Passo Fundo acontece neste sábado, no Parque da Gare
Atividade em Passo Fundo acontece neste sábado, no Parque da Gare
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Cinesolar, iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará no mês de outubro em diversas cidades gaúchas. No roteiro, Passo Fundo é a cidade estreante e receberá exibições de curta e longas metragens, oficinas de cinema e exposição tecnológica sustentável. A programação acontece neste sábado (07), no Parque da gare, com oficina a partir das 14h. Outras 12 cidades receberão o projeto. Para a exibição dos filmes, o projeto utiliza uma van abastecida por energia limpa e renovável, unindo arte, cinema e sustentabilidade. O veículo está equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior da van, há 100 assentos para o público, telão de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Oficina de cinema

A Oficinema Solar (Oficina de Cinema) também acontecerá em Passo Fundo a partir das 14h de sábado e contará com a participação de cerca de 30 estudantes. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação. Durante as sessões de cinema, o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia. Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na maioria das cidades gaúchas do percurso, o projeto tem o patrocínio da RGE, da RGE Sul e da CPFL Renováveis, empresas do grupo CPFL Energia.

Programação

Dia 7 de outubro, sábado

Local do evento: Parque da Gare (Anfiteatro) - Em caso de chuva será na Antiga Estação Férrea.

19h30 - Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.

20h10 - Exibição do longa-metragem “O Palhaço”

Local da Oficina: sala da antiga Feira do Produtor

Horário da Oficina: 14h às 17h      

Público da Oficina: alunos de escolas da região

Parceiros locais: Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura

Patrocínio: RGE

 

 

Gostou? Compartilhe