Acervo iconográfico é disponibilizado gratuitamente na inernet

Ao todo, são 2.500 obras do acervo da Biblioteca Nacional

Por
· 1 min de leitura
Cena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), nanquim, aquarela e guache sobre papel de Paul Harro-Harring - Acervo Instituto Moreira SallesCena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), nanquim, aquarela e guache sobre papel de Paul Harro-Harring - Acervo Instituto Moreira Salles
Cena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), nanquim, aquarela e guache sobre papel de Paul Harro-Harring - Acervo Instituto Moreira Salles
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Duas mil e quinhentas obras iconográficas do acervo da Biblioteca Nacional, do Instituto Moreira Salles (IMS), do Itaú Cultural e da Pinacoteca de São Paulo estão, a partir de hoje (27), disponíveis gratuitamente na internet no portal Brasiliana Iconográfica .

O acervo é focado em obras que dizem respeito à cultura e história do Brasil a partir do século 16, época em que começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa, com pinturas e estudos científicos sobre a natureza do país. As imagens vão desde a chegada dos portugueses no século 16 até o início do século 20.

O portal dará acesso às imagens em alta definição, com recurso de zoom para que as obras possam ser observadas em detalhes. Também estão disponíveis informações sobre cada peça: origem, temas, histórias e ficha catalográfica.

Entre outras obras, a Biblioteca Nacional coloca no site desenhos originais de algumas das principais expedições científicas no território brasileiro, imagens que ilustraram publicações do século 19, e peças de artistas como Michelerie e Franz Keller.

Do acervo do Instituto Moreira Salles destaca-se o desenho Cidade de São Paulo (1825-1826), do artista inglês Charles Landseer, um dos únicos registros da área central da cidade do século 19, assim como a Cena na Rua Direita (atual Rua Primeiro de Março), do dinamarquês Paul Harro-Harring.

Do Itaú Cultural está disponível, entre outras obras, Povoado numa Planície Arborizada, óleo sobre madeira de Frans Post, datado do século 17, a primeira obra da Coleção Brasiliana Itaú. Entre os itens do acervo da Pinacoteca está uma das raras pinturas a óleo de Jean-Batiste Debret, datada de 1816, assim como um conjunto de desenhos em nanquim de Karl von Planitz para o álbum 12 vistas do Rio de Janeiro.

 

*Agência Brasil

Gostou? Compartilhe