'Peça Amoroso é um abraço ao público'

Ator Giancarlo volta a fazer teatro de rua após intervalo de nove anos. Estreia acontece neste domingo, em Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não existe um tempo linear, uma narrativa estruturada no modelo tradicional de começo, meio e fim.  As memóriasde diferentes momentos da vida se sucedem, se alternam  no imaginário do público, a partir dos 'causos', dos cheiros, dos sabores, dos objetos, das músicas e poemas. É com esta proposta que o ator Giancarlo Rotta de Camargo, estreia neste domingo, o espetáculo de rua 'Amoroso', do grupo Teatro depois da chuva. A apresentação acontece às 17horas, em frente ao  Rito-espaço coletivo, na rua Anibal Bilhar, nº 900, bairro Lucas Araújo.

O espetáculo marca o retorno de Gian ao teatro de rua, onde começou a atuar e dedicou boa parte dos seus  20 anos de carreira. O último trabalho no gênero aconteceu ainda em 2008, quando participou da peça Till Eulenspiegel, última montagem do Grupo Viramundos.

'Amoroso' é resultado de um trabalho que começou a ser costurado ponto a ponto, há pelo menos dois anos. A partir da ideia central de dialogar com o público sobre  vivências passadas e recentes,  Gian convidou a atriz Betinha Mânica para dirigir, e os caminhos foram se definindo aos poucos. O texto e as poesias são de Gilberto Lamaison.  "É um espetáculo aberto, não queremos dar 'lugares' para o público, queremos que cada espectador encontre o seu durante a peça, que cada um possa contemplar suas próprias vivências. Há uma interação o tempo todo", diz a diretora.

 Quem convida o público a 'se chegar pra perto' e celebrar a arte do encontro,  são dona Rosinha e seu Antônio, personagens interpetrados na voz de Gian. Entre um causo e  outro, contados por eles, surgem o cachorro Baú, o cavalo Tordilho, o chimarrão, o carreteiro, com seus temperos do quintal.

 Sozinho no palco, o ator vai mostrando sua versatilidade, interpretando poemas, escritos por  para a peça, de  e  canções, de sua autoria e de outros compositores do Rio Grande do Sul,  ora no violão, ora na gaita. Uma delas é Amoroso, de Mauro Moraes, gravada no disco Milongamento, de Bebeto Alves,  e que dá nome ao espetáculo. "Eu poderia falar de cavalos, de domas, galpões,    de lidas vividas, de bravatas e causos, mas resolvi falar de amor!" diz um trecho da letra.

 "A ideia é abraçar as pessoas. É um espetáculo que gostaria de fazer pelo resto da vida', resume o artista.

 

Serviço

O que: Espetáculo Amoroso

Quando: domingo (29/10)

Horário: 17horas

Onde - Em frente ao Rito - Espaço Coletivo, rua Anibal Bilar, nº 900, bairro Lucas Araújo

 

Ficha Técnica

 

Amoroso

 

Teatro Depois da Chuva

 

Com Giancarlo Camargo

Direção: Betinha Mânica

Criação: Betinha Mânica e Giancarlo Camargo

Poesias e textos: Gilberto Lamaison

Direção musical: Giancarlo Camargo

Figurino, adereços, cenário e maquiagem: Betinha Mânica

Produção: Ana Marques

Gostou? Compartilhe