Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta é reinaugurado

Após período de reformas, o quiosque de leitura retorna às atividades normais

Por
· 2 min de leitura
A reforma do Quiosque de Leitura foi viabilizada através de medida compensatória com a empresa Coplan, responsável pela intervençãoA reforma do Quiosque de Leitura foi viabilizada através de medida compensatória com a empresa Coplan, responsável pela intervenção
A reforma do Quiosque de Leitura foi viabilizada através de medida compensatória com a empresa Coplan, responsável pela intervenção
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com música, jogos e literatura, o Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, espaço de promoção cultural de Passo Fundo, foi novamente entregue para uso da comunidade, em um momento festivo, realizado no último sábado (28/10).

Localizado junto à Praça Antonino Xavier e Oliveira, o local precisou ser reformado devido às chuvas de inverno, que causaram grandes danos à estrutura, ficando temporariamente fechado. Agora, o Quiosque voltou a ser ocupado pelas 200 crianças que, todos os sábados, frequentam, gratuitamente, as oficinas de Xadrez, Canto Coral (nas modalidades Musicando e Cirandar), Produção Textual, Inglês Musical, Teatro, Movimento e Ritmo e Violão, realizadas através de uma parceria entre o Instituto Roberto Pirovano Zanatta e a Prefeitura de Passo Fundo.

“É uma grande alegria reabrir este espaço após este período necessário para as melhorias. Continuamos nossas atividades com a intenção de proporcionar aprendizado, socialização, ludicidade e, fundamentalmente, o estímulo à leitura. Contamos com a contribuição de toda a comunidade, ajudando a cuidar da integridade física deste espaço público”, afirmou a coordenadora do Instituto, Raquel Pirovano. “Toda a equipe envolvida sente-se muito feliz com este momento, pois o Quiosque faz parte da história da cultura de Passo Fundo. É um espaço de participação social ativa, através da produção cultural em diferentes modalidades”, destacou a diretora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Einloft.

Presente na reinauguração, o autor passo-fundense, Carlos Felipe de Mamam, conversou com os participantes sobre sua obra, “Bardíacos – O início do fim” e destacou a relevância da promoção do espaço. “Um local como o Quiosque de Leitura é importante por favorecer a divulgação dos escritores, para o estímulo à leitura e suas diferentes abordagens, como a literatura fantástica, a qual escrevo. Nossa cidade é conhecida como Capital Nacional da Literatura, o que também destaca a relevância de momentos e locais como esse”, disse o escritor. No próximo ano, está prevista a realização de um novo Projeto no espaço, envolvendo a obra de Carlos Mamam. “Buscaremos promover atividades relacionadas à literatura fantástica, tão atrativa aos jovens, hoje, pois envolve temas como games e o RPG”, destacou Suzana.

 

O encerramento das aulas das Oficinas do Quiosque está previsto para acontecer no dia 13 de dezembro, no salão de atos do Colégio Notre Dame, com uma grande apresentação de fim de ano, envolvendo todos as crianças. Além do Projeto “Sábado é Dia de Oficina no Quiosque”, diariamente é disponibilizado o empréstimo de livros e uso de computadores no local. Contações de histórias também são promovidas, periodicamente, para alunos da rede pública e privada de ensino.

A reforma do Quiosque de Leitura foi viabilizada através de medida compensatória com a empresa Coplan, responsável pela intervenção. O investimento buscou adequar o espaço ao uso, com recuperação da cobertura, pintura e entorno, o que envolveu conserto do telhado, impermeabilização da laje, banheiro com acessibilidade, piso novo e colocação de bancos. No período das obras, as oficinas foram realizadas na Biblioteca Municipal Arno Viuniski. 

 

Gostou? Compartilhe