Está sendo encaminhada a proposta de denominar o Multipalco do Theatro São Pedro com a inclusão do nome de Eva Sopher. A homenagem será consolidada em momento oportuno, após os atos fúnebres. A decisão colegiada entre Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), familiares e Governo do Estado atende aos anseios da comunidade cultural diante da reconhecida trajetória de ‘Dona Eva’ à frente da instituição.
A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, que faleceu aos 94 anos, está sendo velada nas dependências do próprio teatro até às 18h. Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento e foi a óbito às 19h10min de ontem em decorrência de falência múltipla dos órgãos e parada cardiorrespiratória.
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou luto oficial de três dias. A iniciativa de designar para o Multipalco o nome de Eva Sopher já foi divulgada na manhã desta quinta-feira (08) pelo governador. Deve-se ao reconhecimento e a memória de Eva Sopher pelo legado de mais de 40 anos na reconstrução e preservação do Theatro São Pedro, com reconhecimento do povo gaúcho.
Conforme o presidente da AATSP, José Roberto Diniz de Moraes, a decisão vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade cultural “Não há outro nome que não seja o dela, que reconstruiu o Theatro São Pedro. O próprio conselho já acalentava esta ideia e agora é motivo de satisfação ver a proposição do Governo por meio da Secretaria da Cultura”, afirma.
O secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, iniciou as tratativas, de forma conjunta, para formalizar o encaminhamento junto aos familiares, diretoria e Conselho da AATSP para que Dona Eva tenha seu nome como complemento do Multipalco. “É uma homenagem para eternizar o nome de Eva Sopher de forma definitiva ao Multipalco e ao Theatro São Pedro”, reforçou o secretário.