Sociedade Garotos da Batucada retoma baile de carnaval

Programação terá festa para adultos e crianças no próximo final de semana

Por
· 1 min de leitura
Carnaval acontece na sede dos Garotos, na rua General Osório, Vila LuizaCarnaval acontece na sede dos Garotos, na rua General Osório, Vila Luiza
Carnaval acontece na sede dos Garotos, na rua General Osório, Vila Luiza
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dos principais redutos da história do samba e do carnaval passo-fundense, reabre as portas neste final de semana. A Sociedade-Recreativa Garotos da Batucada realiza em sua sede, na rua General Osório, quatro bailes, dois adultos e dois infantis, no sábado e na segunda-feira.

 

Fundado oficialmente há 53 anos, os Garotos surgiram como bloco carnavalesco,formado por foliões que frequentavam o clube Visconde do Rio Branco, no final da década de 40 e início dos anos 50. O nome foi sugerido por Prinche, ex-jogador, falecido em 2007. "Ele foi jogar em um clube de Bagé e, quando retornou, disse que havia conhecido um bloco lá, com esse nome. Meu pai gostou e adotou", conta Osni Rosa, atual presidente.

 

A concetração acontecia na casa de Pedro Rosa, conhecido como Gradin, fundador do bloco. A cada noite de carnaval, a movimentação era intensa em frente ao número 250, da rua Independência, centro da cidade. Após o tradicional 'esquenta' o bloco saía pelas ruas de Passo Fundo, acompanhado pelo som da batucada.

 

Integrante da atual diretoria, Maria Lourde Isaías, lembra que os foliões subiam pela Independência e contornavam duas vezes a praça Marechal Floriano. Na sequência, seguiam pela avenida Brasil, passavam pelo Clube Comercial, até chegarem no Visconde do Rio Branco, na Moron, onde a festa se estendia pela noite. "Era um tempo lindo. As pessoas ouviam o samba e entravam na festa. Na batucada tinha o Milton Luís Montenegro, o Prinche, o Charuto, João Maria, o Júlio Oliveira, entre tantos outros", conta.

 

Segundo Maria Lourdes, o bloco foi crescendo e os Garotos da Batucada formaram a primeira escola de samba de Passo Fundo. O presidente, destaca que a Sociedade chegou a ser tri campeã do Carnaval de Rua de Passo Fundo na década de 70. No entanto, mais tarde, acabou se afastando dos desfiles. "Não temos interesse em voltar a desfilar. Nosso projeto é organizar a escola, colocar em dia a documentação, desenvolver alguns projetos culturais e, aos poucos, ir ampliando o quadro social" projeta.

 

Os quatro bailes de carnaval no próximo final de semana acontecem na tradicional sede do clube, construída em 1979. Para os bailes adulto, no dia 10 e 12 de fevereiro, a entrada custa R$ 10. Para as matinês, no domingo e na terça, não será cobrado ingresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 999003838.

Gostou? Compartilhe