Um dos principais redutos da história do samba e do carnaval passo-fundense, reabre as portas neste final de semana. A Sociedade-Recreativa Garotos da Batucada realiza em sua sede, na rua General Osório, quatro bailes, dois adultos e dois infantis, no sábado e na segunda-feira.
Fundado oficialmente há 53 anos, os Garotos surgiram como bloco carnavalesco,formado por foliões que frequentavam o clube Visconde do Rio Branco, no final da década de 40 e início dos anos 50. O nome foi sugerido por Prinche, ex-jogador, falecido em 2007. "Ele foi jogar em um clube de Bagé e, quando retornou, disse que havia conhecido um bloco lá, com esse nome. Meu pai gostou e adotou", conta Osni Rosa, atual presidente.
A concetração acontecia na casa de Pedro Rosa, conhecido como Gradin, fundador do bloco. A cada noite de carnaval, a movimentação era intensa em frente ao número 250, da rua Independência, centro da cidade. Após o tradicional 'esquenta' o bloco saía pelas ruas de Passo Fundo, acompanhado pelo som da batucada.
Integrante da atual diretoria, Maria Lourde Isaías, lembra que os foliões subiam pela Independência e contornavam duas vezes a praça Marechal Floriano. Na sequência, seguiam pela avenida Brasil, passavam pelo Clube Comercial, até chegarem no Visconde do Rio Branco, na Moron, onde a festa se estendia pela noite. "Era um tempo lindo. As pessoas ouviam o samba e entravam na festa. Na batucada tinha o Milton Luís Montenegro, o Prinche, o Charuto, João Maria, o Júlio Oliveira, entre tantos outros", conta.
Segundo Maria Lourdes, o bloco foi crescendo e os Garotos da Batucada formaram a primeira escola de samba de Passo Fundo. O presidente, destaca que a Sociedade chegou a ser tri campeã do Carnaval de Rua de Passo Fundo na década de 70. No entanto, mais tarde, acabou se afastando dos desfiles. "Não temos interesse em voltar a desfilar. Nosso projeto é organizar a escola, colocar em dia a documentação, desenvolver alguns projetos culturais e, aos poucos, ir ampliando o quadro social" projeta.
Os quatro bailes de carnaval no próximo final de semana acontecem na tradicional sede do clube, construída em 1979. Para os bailes adulto, no dia 10 e 12 de fevereiro, a entrada custa R$ 10. Para as matinês, no domingo e na terça, não será cobrado ingresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 999003838.