A tradicional encenação da Paixão de Cristo, apresentada ano passado na igreja São Cristóvão, retorna para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Passo Fundo, prometendo novidades. Formada por 40 atores amadores, e envolvendo mais de 100 pessoas nos bastidores, o espetáculo acontece nesta sexta-feira, às 20horas. Quem quiser poderá contribuir doando um quilo de alimento não parecível no local.
Ainda na sexta-feira, um trecho de aproximadamente 40 minutos da história, será encenada pelo grupo na praça Tamandaré. O início está marcado para às 15horas.
Interpretando o papel de Jesus Cristo há mais de 20 anos, Jocenir Gollo, 43, afirma que a edição deste ano terá a inclusão de duas cenas bastante conhecidas do público. Uma delas é o apedrejamento de Maria Madalena. Outra está relacionada com o momento da resurreição de Cristo.
Encenada há 26 anos, a peça também ganhou novos atores. "Tem o pessoal da comunidade que pediu para participar, então foram incluídos. Para os personagens mais conhecidos, mantivemos o grupo que está junto conosco há pelo menos 12 anos", explica. A iniciativa é liderada pelo Movimento de Casais Jovens (MCJ), e conta com a participação de outros grupos, como CLJ, Cáritas, entre outros. As despesas da encenação, como iluminação, som e confecção dos figurinos, são todas custeadas pelos próprios voluntários. Para este ano, Gollo diz que as cenas ganharam ainda mais realismo na interpretação dos atores. "A cena do apedrejamento, por exemplo, ficou bastante forte", diz.