Neste fim de semana, o Grupo Ritornelo de Teatro participa de um dos principais festivais de teatro do Brasil, o Fringe, em Curitiba, com o espetáculo Faixa de Graça. No decorrer da última semana, três apresentações do grupo aconteceram, sendo duas em praças de Curitiba e uma na cidade de Auracária. Agora, neste sábado (31), às 16h30min, é a vez das Ruínas de São Francisco receber o espetáculo.
Faixa de Graça traz ao público os palhaços Canela e Eustáquio, dois desgarrados no mundo, que partem na busca de uma nova terra, caminhando e tombando e tornando a tombar, quando decidem fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço, procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção desse novo território.
Nos últimos anos, o grupo passo-fundense tem tido a estrada como uma amiga constante a fim de levar os trabalhos do Ritornelo para outras cidades, atingindo novos públicos, especialmente por meio do teatro de rua. Faixa de Graça, trabalho participante no Fringe, é uma peça que já conta com quatro anos de circulação por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Graças à participação no Festival de Teatro em Curitiba, o grupo agora tem carimbado no histórico de apresentações todas as capitais do sul do país.
Fringe
O Festival de Curitiba é um grande evento criado para celebrar a arte. Entre produções teatrais, musicais, debates, palestras, oficinas, gastronomia, reúne artistas e plateias do Brasil e do exterior. Neste ano, o Fringe reúne mais de 372 espetáculos de companhias vindas de 14 estados e quatro países. Com a proposta de ser um espaço democrático e que atenda um público heterogêneo, as atrações do Fringe têm ingressos de preços variados, além de 96 espetáculos gratuitos e 46 pague-quanto-vale. Esta edição também traz 20 Mostras Especiais com temáticas diversas, workshops, oficinas e debates.