A primeira edição de 2018 do Projeto Literatura em Diálogo aconteceu nessa quinta-feira (5) com o auditório da Academia Passo-Fundense de Letras (APL) lotado. Para abrir os trabalhos literários, uma obra contemporânea foi escolhida: Quatro Negros, do autor gaúcho Luís Augusto Fischer, publicada pela editora L&PM em 2005. Alunos das escolas estaduais Prestes Guimarães e Nicolau de Araújo Vergueiro (ENAV) e da escola de ensino fundamental do município Zeferino Demétrio Costi se reuniram para dialogar sobre a obra, discutida com intermédio da coordenadora do projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino.
“O projeto se caracteriza por apresentar uma promoção da leitura de maneira diferente, sempre fazendo interdisciplinaridade entre narrativa, poesia e outras formas de manifestações artísticas, desde a dança, o teatro, as artes plásticas, a música, etc, buscando o enriquecimento cultural do leitor”, explicou Ivânia. Nesta primeira edição, a arte escolhida foi a capoeira, expressão cultural que conversa com a obra. Em determinada passagem do livro, uma personagem faz referência ao aricungo, que é o berimbau, um símbolo que significa tradição na narrativa.
Em 2018, o Literatura em Diálogo conta com quatro encontros para estudantes, acadêmicos do ensino superior e comunidade. “Vamos trabalhar a literatura clássica e contemporânea e gêneros diferenciados como a narrativa e a poesia”, disse Ivânia. Nesta semana, na APL, acontece a V Semana das Letras. A programação segue até sábado (14). Mais informações na página facebook.com/academiapassofundensedeletras.
Quem faz?
O Projeto de Extensão Literatura em Diálogo, do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), é integrante do Programa Ensino e Inovação, desenvolvido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UPF). A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da participação do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
O projeto
O Literatura em Diálogo propõe dois eixos: a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura, também dando espaço ao contemporâneo. É voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, além da inclusão da comunidade e do público acadêmico para incentivar a leitura e a formação do leitor. O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura.
O Projeto também já está produzindo conhecimentos científicos sobre a experiência. Um artigo produzido pela equipe do Literatura em Diálogo foi aprovado entre os trabalhos da VI Jornadas de Extensão do MERCOSUL (JEM), que acontecerá entre os dias 24 e 27 de abril, na sede da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA), em Tandil, na Argentina.