No mês de maio de 2015 a tão esperada reforma no Teatro Municipal Múcio de Castro pode ser conhecida pela população de Passo Fundo com a entrega das obras e reinauguração do espaço proporcionada pela Prefeitura de Passo Fundo. Além do aspecto externo, com nova pintura nas cores originais do prédio, internamente as mudanças no Teatro contaram com a substituição completa dos carpetes, poltronas e cortinas, criação de antecâmaras, implementação de sistema de condicionamento de ar, novos banheiros, e ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco, que foram também recuperados e ampliados. A acessibilidade também foi considerada em toda estrutura, com base no direito universal de acesso aos estabelecimentos públicos. Tudo isso transformou o Teatro num local ainda mais apropriado para eventos, papel que vem cumprindo deste então.
A prova disso pode ser apresentada em números: de maio de 2015 até abril de 2018 o palco do Teatro Municipal Múcio de Castro já recebeu 316 espetáculos e um público de 26.487 pessoas. “Passo Fundo tem vivido realmente uma nova fase no setor cultural da cidade. Isso se deve ao empenho de todos: artistas, promotores de eventos, Conselho de Cultura através das setoriais e o governo do prefeito Luciano que ao longo desse período elaborou e aprovou um Plano Municipal de Cultura, mantém um fundo ativo e trabalha na ampliação das ações culturais durante todo o ano”, ressalta o secretário de Cultura, Pedro Almeida.
Cultura não para por aí
Além das atividades no Teatro, a Prefeitura de Passo Fundo vem investindo numa série de outras atividades culturais. Somente nos primeiros quatro meses deste ano diversas atividades foram promovidas. São elas: o Primeiro Carnaval Popular e Carnaval Infantil, a 3ª edição do Música na Praça – em três anos de projeto já foram 180 shows realizados, o primeiro Edital de Arte Urbana contemplando seis projetos a serem desenvolvidos ao longo deste ano e o Prêmio Funcultura que premiou 24 iniciativas, sendo oito por edição.
Para 2018 ainda existe a previsão do projeto Prisma – Estação Cultural do Parque da Gare, no qual a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura vem trabalhando fortemente, projeto este que conta com a curadoria da professora doutora Tania Rösing. Fazem ainda parte do cronograma de atividades da secretaria e da administração municipal a busca de recursos para eventos culturais, como é o caso da Feira do Livro, prevista para o mês de novembro, o Festival de Folclore (em agosto), também confirmado para este ano, e a Cantata Natalina.
Também ainda estão previstos outros eventos para este ano, como 3º Canto Galponeiro (em outubro), o 2º Encontro de Etnias (em junho), a Mostra da Cultura Gaúcha (em setembro), o Rodeio de Passo Fundo (em dezembro), a Semana do Município (em agosto) e o Boqueirão Legal (em dezembro).
Cultura e saúde
Uma das grandes novidades para este ano é a perspectiva de um novo edital, que deverá ser o maior já realizado pelo município nos últimos anos, promovendo ações que unam Educação, Cultura e Saúde.