A Semana Nacional de Museus, celebrada de 14 a 20 de maio, é uma excelente oportunidade para aqueles que amam arte e história. Em Passo Fundo, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) participam da iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e oferecem uma programação especial, que inclui oficinas, ações educativas e uma exposição.
Ao longo da semana, instituições de todo o país promovem atividades em torno do tema “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, que tem como objetivos valorizar os museus brasileiros e intensificar as relações dos museus com a sociedade. A intenção é abordar as formas como um museu chega a diferentes públicos, tanto os que estão on-line quanto os off-line; os perfis de cada público; a acessibilidade e os grupos sociais. O papel social dos museus em pautar temas de interesse atuais, a diversidade e a memória também serão debatidos neste ano.
MAVRS
A programação no MAVRS teve início ainda na última quinta-feira (10), com o lançamento da exposição “Gabinete de curiosidades”. A mostra foi produzida por acadêmicos de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF), a partir de atividades realizadas no museu sobre curadoria e exposições, e ficará exposta na Sala de Arte Laura Borges Felizardo, na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Campus I da UPF, até o dia 30 deste mês, das 8h às 22h. Já nesta terça-feira (15), às 13h30min, será realizada a apresentação dos mosaicos produzidos pela oficina de ArteTerapia 3ª idade, do MAVRS e do Programa Comunidades Sustentáveis, nas escadarias de acesso ao pátio do prédio do museu. Na quarta-feira (16), das 14h às 17h30min, ocorre a “Oficina de leitura, memória e arte”. A atividade será uma leitura de história para crianças cegas pelos acadêmicos do curso de Letras e com produção artística dos acadêmicos de Artes Visuais, no Setor Educativo do MAVRS.
MHR
No MHR, a programação tem início somente nesta quinta-feira (17), quando acontece a “Ação Educativa do Museu Movel”, entre 8h30min e as 12h. A atividade, que será realizada em conjunto pelo MAVRS e pelo MHR, tem o objetivo de divulgar os museus em comunidades escolares e grupos em vulnerabilidade social distantes do centro de Passo Fundo. Na sexta-feira (18), com início às 9h, ocorre a “Oficina na contramão da tecnologia”, um encontro entre acadêmicos e a comunidade para um debate sobre os meios de divulgação de espaços culturais para o público que não tem acesso à tecnologia. A oficina será realizada na praça em frente ao museu. Também na sexta-feira, das 10h às 15h, o público pode conferir a exposição “Museu ao ar livre”, uma pequena exposição na praça em frente ao prédio dos museus, cujo objetivo é interagir com o público do seu entorno, que não visita o museu rotineiramente.