Espetáculo de grupo carioca é destaque na programação

Além de peça teatral direcionada ao público infantil, programação cultural no município para os últimos dias de maio inclui oficinas, apresentações de dança e exposições de artes visuais

Por
· 3 min de leitura
Teatro da Juventude do Rio de Janeiro apresenta ?EURoeO dia em que o macaco quis ser presidente?EUR? no Teatro Múcio de CastroTeatro da Juventude do Rio de Janeiro apresenta ?EURoeO dia em que o macaco quis ser presidente?EUR? no Teatro Múcio de Castro
Teatro da Juventude do Rio de Janeiro apresenta ?EURoeO dia em que o macaco quis ser presidente?EUR? no Teatro Múcio de Castro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Peça teatral

Entre a programação maioritariamente voltada ao público adulto, o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro vem a Passo Fundo oferecer um espetáculo direcionado às crianças, neste sábado (26), às 16h, no Teatro Municipal Múcio de Castro (Av. Brasil Oeste, 792, Centro). A equipe carioca, que há 25 anos viaja pelo país para promover produções culturais dedicadas ao público infantil, traz o espetáculo “O dia em que o macaco quis ser presidente”, que narra uma incursão político-social na floresta. Ingressos custam R$ 20, na porta do evento.

 

Quando questionado se as crianças estão preparadas para receber um trabalho dentro deste contexto, o diretor do espetáculo, Luiz Arthur, afirma que sim. “Ninguém melhor que elas para perceber quando as tratamos com respeito e atenção. Imaginem só, fomos até a floresta e encontramos uma tremenda insatisfação, todos os bichos se queixando do abandono da mata, sofrendo constantes invasões e vendo destruído seu paraíso em nome do progresso, que na verdade só aparece para poucos privilegiados. Percebemos que a situação beirava o caos, com o Rei Leão perdendo toda sua ‘sustentação política’. Neste momento, surge um líder nato: Simão Macacada. A partir daí, desenvolve-se toda a trama. É diversão pura e sadia”, expõe. Para esta montagem, Marcelo Dusi é o responsável pela vida dos sete personagens que compõem a fábula.

 

Oficina cinematográfica

Os apreciadores da sétima arte têm uma opção imperdível e gratuita para este sábado: o Teatro do Sesc local (Av. Brasil Leste, 30, Centro) recebe a oficina “Como Analisar Filmes”, com a jornalista, crítica especializada e vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Fatimarlei Lunardelli. Nesta oficina, que acontece das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min, a ministrante aborda a linguagem cinematográfica e apresenta métodos de leitura de filmes, entendendo que a experiência cinematográfica muitas vezes exige mais do que uma leitura superficial. O cinema é marcado por suas muitas camadas de compreensão. Por isso, através de exercícios com cenas e sequências cinematográficas, são apresentadas as categorias do significado fílmico. Esses métodos permitem a distinção entre as denotações referenciais e explícitas, capturadas no nível da compreensão, daqueles que são implícitos e sintomáticos, na construção da narrativa e na interpretação dos atores. As vagas são limitadas, gratuitas e devem ser feitas no site sesc-rs.com.br/cultura/cinesesc. Mais informações estão disponíveis no telefone (54) 3313-4318.

 

União Urbana

Neste domingo (27), a partir das 14h, o Teatro Municipal Múcio de Castro recebe a terceira edição do “União Urbana”. O evento cultural promove batalhas de danças urbanas (breaking, popping e free style), com premiação para as primeiras colocações de cada modalidade, além de roda de capoeira, microfone aberto para recital e apresentações e exposições de artistas, grupos e bandas locais. A entrada é franca. Entre os artistas visuais confirmados para exposição no evento estão Iugue Ortiz, Jackson Brum e Fill Chapelleta.

 

Show Chaise Brothers

Na área musical, para quem é amante de rock, a dica para este sábado (26) é ir até o Maktub (Rua Independência, 473) prestigiar uma apresentação da Chaise Brothers, formada por três irmãos - Gustavo, Maurício e Rodrigo - com carreiras solos, que se unem para compor a banda. O trio traz um repertório especial de covers que vai desde Elvis Presley, The Beatles e The Rolling Stones, até os contemporâneos The Black Keys, MGMT e Tame Impala. O show inicia às 23h e os ingressos custam R$ 20. A entrada é permitida somente para maiores de 18 anos.

 

Oficina de Dança

Nesta terça-feira (29), a partir das 19h, o Teatro do Sesc Passo Fundo promove uma oficina gratuita de Lyrical Dance, com a professora Larissa Chapuis. O estilo mistura ballet clássico, jazz e dança contemporânea. A oficina é direcionada para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e oferece somente 20 vagas, por isso, é importante se inscrever com antecedência na unidade local do Sesc. Mais informações no telefone (54) 3313-4318.

 

Exposição

Para quem ainda não conferiu a exposição “A diversidade do feminino”, no espaço expositivo do Sesc Passo Fundo, essa pode ser a última chance. As obras ficam expostas somente até esta quinta-feira (30). A mostra é organizada pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e reúne a representação da figura feminina feita por artistas em diferentes épocas e períodos, cada um na sua particularidade. O projeto busca proporcionar uma reflexão sobre os papéis representados pelas mulheres através da história: as mães, as tatuadas, as freiras, as casadas, as solteiras, as empresárias, as divorciadas, as viúvas, enfim, as mulheres que fizeram do mundo o que ele é. As obras expostas são gravuras dos artistas Fernando Sefrin, Hilda Mattos, Emerson Pingarilho, Enrico Bianco, Eda Lani Fabris e Clara Pechansky. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Gostou? Compartilhe