Cultura popular equatoriana na programação

Grupo do Equador confirma presença no XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Grupo Folclórico Yawarkanchik vem da cidade de CuencaGrupo Folclórico Yawarkanchik vem da cidade de Cuenca
Grupo Folclórico Yawarkanchik vem da cidade de Cuenca
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que neste ano acontece de 17 a 25 de agosto, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e a Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS), com aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Nesta edição, o Equador estará presente no evento através do Grupo Folclórico Yawarkanchik – Dança Festiva, Mestiça e Afro do Equador, que vem da cidade de Cuenca.

Grupo Folclórico Yawarkanchik

É de conhecimento geral no Equador que a cultura popular festiva é elemento primordial para manter a memória coletiva dos povos andinos, kichwas, afros e mestiços. Sua interpretação e representação para o palco prescinde de um exaustivo trabalho de pesquisa antropológica e  corporal, o que permite entender no âmbito urbano os elementos de identidade que  estão presentes nas comunidades indígenas, mestiças e afros do Equador.

Sob esta perspectiva nasceu a iniciativa de colocar à disposição da cidade de Cuenca, no Equador, e também do mundo, o Grupo Folclórico Yawakanchik, que conjuga a construção de identidades equatorianas. Chamam assim, de identidade, porque o Equador é uma mistura, união, intersecção, sincretismo, superposição, de vários sangues como Inca, Canhari, Palta, India, Afro, Ocidental. E, por isso, são sangue mestiço, como dizia o escritor Jorge Icaza.  É desta forma, levando em consideração a pluralidade identitária de seus povos, que Yawarkanchik representa as tradições festivas do Equador.

Atualmente, o grupo conta com 30 bailarinos  e um diretor geral, todos com experiência em festivais no Equador e em nível internacional, e trabalha com o Grupo de Música Folclórica Takiwan Música, também da cidade de Cuenca. O grupo tem a direção geral do licenciado Juan Pablo Morocho, profissional com trajetória de 15 anos fazendo danças no Equador. 

Gostou? Compartilhe