Grupo Sambah!
O samba é considerado "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” e também o cartão de visita do Brasil. A missão do Grupo Sambah! de Passo Fundo é resgatar valores da cultura brasileira apresentando clássicos e atuais do Samba de Raiz e da MPB. Seguindo esta ideia, em um show nostálgico e contagiante, o grupo apresenta neste sábado (11) releituras de compositores consagrados do cenário nacional e também regional. O show está marcado para começar às 23h, no Maktub (Rua Independência, 473). Ingressos na hora custam R$ 20. Reservas pelo fone (54) 3632-6050.
Cineclub ao ar livre
Na América Latina, apenas o Uruguai, a Guiana Francesa, Cuba e a Cidade do México têm legislação que garante o aborto legal. No entanto, com a nova postura da Argentina, a favor da decisão autônoma da mulher, isso pode ter impacto entre os vizinhos e pressionar mais debates acerca da descriminalização do aborto nos países da região, como o Brasil. Por isso, sabendo que mulheres de toda a América Latina têm se mobilizado pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito, e para auxiliar nesse debate, o Diretório Central de Estudantes da Universidade de Passo Fundo (DCE/UPF) convida toda a comunidade interessada no assunto para um cinedebate, ao ar livre, com exibição do documentário “O Aborto dos Outros”. É nesta segunda-feira (13), a partir das 17h30, em frente ao DCE UPF. A iniciativa é uma parceria com o Projeto de Extensão Ponto de Cinema UPF e é gratuita.
Oficina literária
O Sesc Passo Fundo realiza nesta terça e quarta-feira (14 e 15) mais uma de suas oficinas literárias. Desta vez, o tema central será a representatividade. Com o título "Por mais diversidade de vozes e cores na literatura", os encontros acontecerão às 9h e 14h e terão como palestrante o poeta Ronald Augusto, que tem mais de 30 anos dedicados à literatura. O foco central da oficina é a produção literária negra brasileira. Augusto falará sobre seu trabalho e a relação que mantém com a tradição dos escritores negros em busca de afirmação no universo da literatura. Os participantes terão momentos com leitura de poesias escritas por autores negros e discutirão o problema do racismo na sociedade brasileira. A ideia é divulgar a produção desses autores na tentativa de conquistar mais leitores e mais diversidade para o ambiente literário em nosso país. Voltados para alunos da rede pública de ensino, os eventos serão no Teatro do Sesc e em escolas da rede pública. A entrada é gratuita mediante agendamento pelo telefone (54) 3313-4318.
Semana das Artes Visuais
Os cursos de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, entre esta segunda (13) e sexta-feira (17), a Semana das Artes Visuais. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. A abertura da Semana ocorre na noite desta segunda-feira, com a palestra “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini. Na terça-feira (14), a ex-professora do curso, Rosa Maria Coutinho, falará sobre o tema “Arte e arteterapia”. Nesse mesmo dia, a professora fará também o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita.
Na quarta-feira (15), em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade será realizada no Teatro Múcio de Castro. Já na quinta-feira (16), a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos com oficinas e workshops. O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira (17), com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner.
Exposição Arte em Movimento
Um dos destaques da programação da Semana das Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo é a exposição Arte em Movimento, que está sendo montada também no Portal das Linguagens. Com temas transversais e misturando várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas, será uma grande exposição com a principal proposta de trazer o passado para o presente. A exposição será formada por peças que fazem parte do acervo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e também de coleções particulares. O espaço também será uma oportunidade de os acadêmicos mostrarem seus trabalhos, assim como os trabalhos desenvolvidos nos projetos de extensão da Universidade. A partir desta terça-feira (14), as escolas do município podem ir até o Portal das Linguagens para visitar a exposição. Para isso, basta agendar a visita com a secretaria da FAC pelo telefone (54) 3316-8183 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A exposição fica aberta para visitação da comunidade até o próximo sábado (18).
Cinematógrafo Cineclube
O Cinematógrafo Cineclube, iniciativa que busca trazer a Passo Fundo parte da intensa produção cinematográfica que pouco circula no circuito comercial na cidade, alterou o horário de seus encontros quinzenais: agora, eles acontecem às 20h. O novo horário já é válido para a sessão desta quarta-feira (15), dia em que serão exibidos os curta-metragens “Rito Sumário” e “Gildíssima”, dirigidos por Alexandre Derlam. Após a exibição dos filmes, acontece um bate-papo virtual com o diretor. A sala, que fica em anexo do Sindicato dos Comerciários (Rua Moron, 1731 - fundos), abre às 19h30 e a sessão inicia às 20h. O acesso é limitado à capacidade do espaço e o ingresso custa R$ 5.
Filmado em apenas uma diária e meia e com baixíssimo orçamento, “Rito Sumário” é o primeiro filme de ficção de Alexandre Derlam. O roteiro, escrito por Derlamn e Jânio Alves, tem uma abordagem intrigante. Segundo o diretor, o filme versa sobre pequenos golpes, refletindo sobre como todos costumam apontar o dedo somente para os grandes golpes vistos nas notícias (vindos de estelionatários, corruptos, bandidos e quadrilhos). O curta foi exibido na Mostra Gaúcha do 43º Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou os prêmios de melhor música e melhor ator. Já “Gildíssima” é um documentário produzido em 2014, através do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (FUMPROARTE), baseado na pesquisa histórica de Benito Bisso Schmidt. Referência em sua época, Gilda Marinho foi uma mulher moderna, um mito, e persiste até hoje na memória coletiva de Porto Alegre. Traz em seu legado de vida e obra a história do jornalismo, da militância e da sociedade de uma época. O filme competiu na Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado de 2014 e foi lançado durante a Feira do Livro de Porto Alegre, no mesmo ano.