Colorindo a rotina

Consumir arte e presentar-se com um momento de lazer, mesmo em meio a dias atribulados, nunca é demais. Por isso, separamos algumas dicas de atividades que acontecem no município nos próximos dias

Por
· 4 min de leitura
Atividade no Mundo da Leitura é aberta à comunidade e reúne exposição, contação de histórias e oficinas relacionadas à cultura popularAtividade no Mundo da Leitura é aberta à comunidade e reúne exposição, contação de histórias e oficinas relacionadas à cultura popular
Atividade no Mundo da Leitura é aberta à comunidade e reúne exposição, contação de histórias e oficinas relacionadas à cultura popular
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Arte & Literatura

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo (UPF), conhecido como Mundo da Leitura, convida para mais um “Arte & Literatura aos sábados”. Neste sábado (25), das 15h às 17h, no espaço do Mundo da Leitura, Campus I da UPF, o Grupo de Contadores de Histórias do Mundo da Leitura apresentará fábulas e contos populares recontados ou recolhidos da oralidade, que resgatam a identidade de povos antigos, desde seus costumes, crenças, superstições até o modo de falar. Essas histórias, consideradas a matriz das culturas humanas, trazem personagens espertos e criativos, que se safam de situações difíceis. Heróis malandros e astutos que pregam peças e nos fascinam com seu humor e sagacidade, por vezes, também se tornam vaidosos e cruéis. Sentimentos de vida e morte, compaixão e austeridade, esperteza e ingenuidade, orgulho e resignação estão presentes nas histórias: “O macaco perdeu a banana”, “O sapo com medo d´água”, de Luís da Câmara Cascudo, “O cágado e a festa no céu”, de Sílvio Romero, “A rã e o boi”, “O corvo e o pavão”, de Monteiro Lobato e “Dois cegos briguentos”, de Ricardo Azevedo. Durante a atividade, os leitores serão convidados a apreciar uma exposição de xilogravuras do artista pernambucano J. Borges, e, após a contação de histórias, a participar de oficinas relacionadas à cultura popular.

Sábado de Teatro

A série de livros “Desventuras em Série” já rendeu um filme, uma série de grande sucesso e, agora, se torna peça de teatro nos palcos do Teatro Municipal Múcio de Castro, neste sábado (25), às 15h. Organizado pela DIA Indústria da Arte e Escola de Atores, o espetáculo conta com elenco da própria instituição. Os ingressos já estão disponíveis diretamente com membros da DIA pelo valor de R$ 10. A classificação é livre.

Poética - Leituras Boêmias

Nesta terça-feira (28), a Casa de Cultura Vaca Profana (Rua Paissandú, 180) recebe mais uma edição do Poética - Leituras Boêmias, desta vez com o tema “Inverno: estéticas de frio e fogo”. O evento, que começa às 20h e reúne literatura, música e outras artes, terá participação musical de Jaqueline Drum e Júnior Souza, músicos passo-fundenses que estão à frente do espaço artístico Drum Música e Arte como professores e produtores culturais. Na parte musical, unem suas vivências e experiências onde, ela - na MPB e no Jazz - e ele - do blues ao heavy metal -, trazem uma mistura inusitada de sons. A entrada para o evento custa R$ 10.

Exposição Portinari

Até a próxima sexta-feira (31), das 9h às 12h e das 13h às 18h, a Biblioteca do Sesc Passo Fundo (Avenida Brasil, 30) recebe visitações gratuitas para um projeto educativo voltado a crianças, jovens, professores e acadêmicos. A Exposição Portinari - Bauzinho do Pintor propõe reflexões e conhecimento sobre as obras de Cândido Portinari inserida em diversos contextos, levando dentro de um baú um pouco destas obras. A proposta visa aproximar-se de outras referências artísticas, explorando a interdisciplinaridade. As experiências geradas pela utilização deste material propiciam o desenvolvimento do olhar estético e do senso crítico e colaboram na formação de um indivíduo apto a realizar novas leituras novas do mundo.

Acervo Internacional de Bonecas Típicas

O Museu Histórico Regional (MHR) convida o público a conhecer seu Acervo Internacional de Bonecas Típicas, onde estão reunidas bonecas cedidas por grupos estrangeiros participantes do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. As bonecas chamam a atenção por seus trajes típicos de cada país e estado e, principalmente, por despertarem nos visitantes a curiosidade em encontrar a boneca caracterizada com o traje da região de origem dos diferentes grupos. O primeiro acervo das bonecas foi montado no andar superior do Teatro Municipal e, em 2014, com a reforma do local, a Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS) efetuou a doação ao MHR. Hoje, o acervo conta com mais de 200 bonecas, que permanecem em exposição no museu. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, das 9h às 17h.

Oficinas de teatro para todas as idades

Os coletivos Andorinhas, Teatro Depois da Chuva e Grupo Ritornelo, abrem inscrições para oficinas de teatro adulto, Infantil e Infanto-Juvenil. As oficinas acontecerão segundas, sextas e sábados, em horários diversificados, a partir do dia 31 agosto, no Rito Espaço Coletivo (Rua Aníbal Bilhar, 900A). Informações e inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (54) 99905-2888 com Max.

“Experimenta Teatro” – Oficina para Curiosos, com Betinha Mânica, será realizada todas as  segundas, às 19h30min. Tem o objetivo de reconhecer, através da prática de exercícios psicofísicos, o corpo-em-vida (decidido e dinâmico), buscando potencializar as capacidades expressivas, sensíveis e artístico-criativas. É voltada para pessoas com mais de 16 anos. Já a oficina “Nós Aqui Fazemos Teatro” será realizada aos sábados (16h), com Max Antunes e Dani Dal’ Forno, e propõe um desafio de jogar com o outro. Nessa oficina, coloca-se em prática o processo criativo teatral inspirados na criação coletiva e no processo colaborativo. Este trabalho visa fazer o teatro com profundidade e responsabilidade, numa prática coletiva onde os que nunca se arriscaram em um jogo cênico o fazem junto aos que buscam aperfeiçoar a experiência teatral.

Outra oficina voltada para adultos é a “Contato Improvisação”, que ocorre aos sábados, a partir das 14h. Ministrada por Max Antunes, é um convite para que homens e mulheres se reconectem com a sua criança interior, acessando outras formas de relacionamento com o mundo e com os seres com quem co-habitam. Este olhar permite vislumbrar outros caminhos possíveis para o próprio ser e para a ocup(ação) dos espaços. Por último, a oficina “Jogando com o Teatro” é voltada para o público infantil e infantojuvenil, ministrada por Ana Marques, e será realizada todas as sextas-feiras, às 9h (6 a 8 anos), às 10h30min (9 a 12 anos), e às 14h (13 a 15 anos). A oficina buscará, através do desenvolvimento de jogos dramáticos e teatrais, brincadeiras e exercícios vocálicos, estimular nos participantes concentração, criatividade, disciplina, escuta, comunicação verbal e não verbal, e a capacidade de trabalho em equipe.

Gostou? Compartilhe