Ao longo da história do rock, muitas foram as bandas que se formaram em cima de laços de sangue. Algumas permanecem juntas até hoje, como é o caso dos três irmãos e um primo da família Followill, integrantes da banda Kings of Leon. Outras, embora já não toquem mais em conjunto, marcaram a história do gênero e mostraram ao mundo o talento assinado em suas genéticas, como AC/DC, Oasis, Supergrass e Beach Boys, que servem de inspiração para a também familiar Chaise Brothers, de Passo Fundo. Guardadas as devidas proporções, o grupo é a versão passo-fundense da relação familiar que resulta em trabalhos musicais. Os irmãos mostram um pouco desses frutos na noite desta sexta-feira (8), no palco do Maktub.
Nascida em Passo Fundo em formato de trio, a banda era originalmente formada pelos irmãos Mauricio, Rodrigo e Gustavo. Há cerca de dois anos, no entanto, passou a se apresentar como uma dupla, depois que Gustavo Chaise mudou-se para os Estados Unidos. Por aqui, Mauricio e Rodrigo, hoje exercendo trabalhos solo e também em bandas distintas, ainda se reencontram anualmente para algumas apresentações pelo estado com a Chaise Brothers, tocando covers de grandes nomes do rock. “Temos saudade do Gustavo e óbvio que queríamos que ele estivesse junto, mas creio que ele está numa fase melhor da vida. Seguimos eu e o Rodrigo, como dupla, por enquanto. Quando o Gustavo vier para cá passar um tempinho a gente volta a fazer trio para alguns shows. Ele também tem essa vontade e essa saudade”, comenta o vocalista e guitarrista Mauricio.
Para a noite desta sexta-feira, no Maktub, a Chaise Brothers recebe a companhia do baixista Cauê Reali e do baterista Marcelo Masina. Juntos, eles prometem uma viagem extensa pelas últimas décadas, realizando um apanhado de artistas que marcaram a indústria fonográfica entre a década de 60 e os anos atuais. No repertório, constam clássicos como Beatles, Rolling Stones, The Clash, Iggy Pop, David Bowie, The Smiths, The Cure, David Bowie, Superglass e Blur, até chegar às homenagens a trabalhos mais contemporâneos. “A gente é tudo meio tiozinho, então essas bandas mais atuais estamos meio por fora”, Mauricio brinca, antes de garantir a presença de Kings of Leon, MGMT e The Strokes - bandas dos anos 2000 - na setlist. Serão cerca de duas horas de show, onde a principal proposta, nas palavras do guitarrista, é o entretenimento. “Se a galera estiver muito empolgada, a gente fica um pouco mais, mas é em torno disso. Eu sei que o passo-fundense é animado e adora um som ao vivo, é um município onde é sempre muito legal tocar. A galera é muito acolhedora e a gente tem esse lance da família. É o nosso berço, onde a gente aprendeu e começou a tocar”.
Currículo extenso
A história dos irmãos Chaise na estrada não é de hoje. Rodrigo é vocalista, guitarrista e compositor da Dinartes. Gustavo é quem comanda a banda Severo em Marcha, Rabos de Peixe e Impressionistas, além de tocar carreira solo com um EP gravado em Berlim e lançado pelo selo Worldhaus Music. Maurício, por sua vez, foi um dos Malvados Azuis, dos Ludovicos e é frontman e guitarrista da Locomotores. Morando em Porto Alegre desde 2003, também realizou trabalhos expressivos ao lado de outros músicos célebres, como Júpiter Maçã, Wander Wildner, Alemão Ronaldo, Nenung e Duca Leindecker. “Um dos trabalhos mais recentes com o Duca é o Baixar Armas. Entraremos em turnê com esse álbum ainda neste semestre. Eu fui muito bem acolhido aqui na capital, consegui dar uma solidez para a minha carreira no sentido de que vários artistas gostaram do meu trabalho e me chamaram para projetos. Eu já toquei com um monte de medalhões do rock gaúcho, que me deram um chão, uma base, para que eu conseguisse realmente me solidificar”, conta Mauricio.
Programe-se
O que: Show de Chaise Brothers
Onde: Maktub (Rua Independência, 473)
Quando: Sexta-feira (08/02), às 23h30min
Ingressos: R$ 15, na porta do evento