Atrações para a quinzena

?EURs 19h do próximo sábado (23) a Casa de Cultura Vaca Profana exibe o documentário de Tarso de Castro

Por
· 2 min de leitura
Grupo Ritornelo de Teatro apresenta a peça Auto da Miséria neste fim de semanaGrupo Ritornelo de Teatro apresenta a peça Auto da Miséria neste fim de semana
Grupo Ritornelo de Teatro apresenta a peça Auto da Miséria neste fim de semana
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Auto da Miséria

Neste domingo (17), às 17h, o Grupo Ritornelo de Teatro participa da comemoração de aniversário de cinco anos da Ocupação Valinhos II, apresentando a peça Auto da Miséria. A obra é uma fábula cômica de origem medieval e suas raízes mais profundas assentam na forma do cordel e de outras manifestações literárias mais populares. Narra a trajetória de um simples homem do povo que consegue, após a passagem de Jesus Cristo na terra, três desejos. Desta forma, o anti-herói Compadre Miséria consegue enganar a todos: do Governador até as fantásticas figuras de Deus, do Diabo e até da Morte. A partir desse evento, uma série de problemas começam a surgir.

 

A atividade é descrita pela organização como uma celebração à resistência das 115 famílias que hoje vivem na ocupação. Os participantes são convidados a contribuir levando lanches e bebidas para uma confraternização solidária. Além do espetáculo do grupo Ritornelo, a programação inclui outras atividades artísticas e recreativas, abertas à toda comunidade, com início às 15h. A confraternização acontece nas proximidades da Matra Indústria e Seminário Scalabrini, próximo à Avenida Rio Grande, Vila Industrial.

 

Noite de modelo vivo

Nesta terça-feira (19), a Casa de Cultura Vaca Profana promove a 2ª edição da Noite de Modelo Vivo. O modelo irá posar para os desenhistas das 20h30min às 21h30min, com intervalo. A inscrição deve ser feita antecipadamente por inbox no Facebook, mensagem direta no Instagram ou com o coletivo da Casa. O custo é de R$ 20. Inscrições na hora estão sujeitas à disponibilidade, que é de apenas 20 vagas. Não será permitido fotografar o evento por respeito à integridade dos profissionais envolvidos.

 

A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro

Às 19h do próximo sábado (23), com o apoio do projeto Ponto de Cinema da Universidade de Passo Fundo, a Casa de Cultura Vaca Profana exibe o documentário que conta a história do boêmio, provocador, sedutor e revolucionário Tarso de Castro, um dos principais jornalistas do Brasil. Nascido em Passo Fundo, Tarso foi fundador do maior jornal independente da história do país: o Pasquim, muito ativo entre os anos 1960 e 1980. Ele enfrentou a pressão da ditadura para criar histórias satíricas e críticas em relação ao governo e à cultura nacional, junto de nomes como Millôr, Ziraldo e Jaguar. Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país embriagado pela ditadura e pela censura, onde o sonho de democracia nascia de uma geração libertária. Entrada: contribuição espontânea.

 

A línha contínua

A exposição “A línha contínua: o desenho cego de Ruth Schneider”, desenvolvida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), segue aberta para visitação no hall de entrada do Sesc Passo Fundo até o próximo domingo (24). A mostra apresenta desenhos cegos baseados nos originais da artista, uma forma inédita de apresentação das obras do acervo. O desenho cego vai além do objetivo de retratar uma representação fiel da realidade. Ampliando esse conceito, os desenhos revelam a oportunidade de aguçar a observação, obrigando o desenhista a seguir o contorno de formas, apenas usando o olhar observador e, ao mesmo tempo, deixando a mão livre, para que o lápis deslize livremente pelo papel. A exposição tem curadoria da professora e coordenadora da ação educativa do MAVRS, Luciane Campana Tomasini. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h.

Gostou? Compartilhe