A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo abre, a partir desta quarta-feira (1), os editais dos projetos Música na Praça Virtual e Viva Passo Fundo.
“Trabalhamos até agora para que os editais seguissem todos os trâmites legais, sendo primeiramente publicados nas plataformas do Tribunal de Contas para, agora, estar aberto ao público. O incentivo para a veiculação das atividades artísticas via internet contribuirá para a geração de renda e oportunizará o acesso da população às atividades artísticas e culturais. Esperamos assim uma melhoria da qualidade de vida na atual situação do Município e dos artistas”, afirmou o secretário da pasta, Henrique Fonseca.
6° MÚSICA NA PRAÇA VIRTUAL
A apresentação poderá ser individual ou com a opção de mais um músico. As lives gravadas serão de até 60 minutos e exibidas nas redes sociais do artista. A gravação será no Teatro Municipal Múcio de Castro, com estrutura de luz, som e vídeo. No total, serão contemplados 50 músicos.
Valor: 50 projetos selecionados no valor de R$ 500,00 cada.
VIVA PASSO FUNDO
Iniciativas artísticas e culturais das mais diversas linguagens como música, artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), artes visuais, audiovisual, literatura, patrimônio, cultura popular e outras expressões. Os proponentes poderão sugerir para análise da comissão de seleção iniciativas como: shows, espetáculos, recitais, seminários, oficinas, contação de histórias, leituras e intervenções. As lives podem ser gravadas ou ao vivo, com duração de 30 a 60 minutos, exibidas nas redes sociais do próprio artista .
Valor: 30 projetos de R$ 2.000,00 (coletivos, grupos teatrais, espaços culturais, estúdios) e 40 projetos de R$ 1.000,00 (projetos solo, duos, trios, corais , oficinas, workshops, esquetes, contação de histórias).
O edital do Funcultura tem previsão de ser publicado na próxima semana,
Mais ações
Também está sendo divulgada a primeira das três ações culturais com inscrições para a utilização do Teatro Municipal a partir desta quarta-feira (1): Escolha o seu espetáculo e vá ao Teatro.
Os artistas interessados em participar podem inscrever o seu espetáculo através do e-mail [email protected].
Como funciona?
Os artistas recebem os ingressos da Secretaria de Cultura e já podem iniciar a venda a partir do mês de julho. A princípio, serão duas sessões para cada espetáculo, se a abertura dos palcos ainda for com restrições. Cada espetáculo será realizado com a metade da capacidade do Teatro, que tem lotação máxima de 160 lugares. A utilização do Teatro por parte dos interessados, excepcionalmente por causa da ajuda emergencial, não terá nenhum custo.
Todo o equipamento técnico do espaço estará à disposição, ficando sob a responsabilidade dos produtores outras estruturas que entenderem ser necessárias para a realização do espetáculo.
Quando o Teatro Múcio de Castro estiver liberado para espetáculos, a Secretaria de Cultura fará um encontro com todos os produtores inscritos para a definição do calendário das apresentações a ser divulgado. A data e o horário do espetáculo serão informados amplamente nas redes sociais dos artistas e em todas as plataformas digitais da Prefeitura de Passo Fundo, quando tudo isso passar.
Os editais estão publicados no site www.pmpf.rs.gov.br, na seção da secretaria.